Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de junho de 2010

OS RIOS DA COPA DA ÁFRICA 2010 - GRUPO A



Conheça os Rios dos países que estão participando da Copa do Mundo 2010

O Blog SOS Rios do Brasil está pesquisando sobre os rios dos países que estão participando da Copa do Mundo, na África do Sul e informando detalhes, curiosidades, características dos mesmos, como também fotos, vídeos e mapas.

Vamos publicar até o final da Copa, informações sobre os principais rios dos países de cada Grupo de jogos e se algum internauta quiser nos ajudar nessa pesquisa ficaremos muito agradecidos.

Vejam os rios do GRUPO A que reúne os países: ÁFRICA DO SUL - FRANÇA - MÉXICO E URUGUAI

a) Rios da ÁFRICA DO SUL

Lista de rios da África do Sul
- CLIQUE E CONHEÇA


A África do Sul sofre de alguns problemas, como a falta de rios ou lagos arteriais importantes, que provoca a necessidade de fortes medidas de conservação e controlo; o crescimento do uso de água ameaça suplantar a capacidade de fornecimento; poluição dos rios por efluentes agrícolas e por descargas urbanas; poluição atmosférica causa chuva ácida; erosão do solo; desertificação

Rio Orange, o principal da África do Sul


Rio Orange - Principal Rio da África do Sul

Principal rio da África do Sul, o Orange, que atravessa um território extremamente árido, apresenta ao longo de seu curso grandes regiões irrigadas, criadas por barragens e canalizações.

O rio Orange corta de leste a oeste o sul da África: nasce em Mount-aux-Sources, nos montes Drakensberg, no Lesoto, e deságua no oceano Atlântico, na baía de Alexander, na África do Sul. Com 2.100km de extensão, é o maior rio ao sul do trópico de Capricórnio. Sua bacia tem 852.000km2 e seu volume de águas é de 215m3/s. Ao entrar na África do Sul, forma a divisa entre o Estado Livre de Orange, ao norte, e a província do Cabo, ao sul. Recebe as águas do rio Caledon e corre pelo interior da província do Cabo, onde recebe o afluente Vaal. O Orange marca também o limite meridional do deserto de Kalahari, que ocupa parte da África do Sul, de Botsuana e da Namíbia.

Depois da cidade de Upington, o rio se divide em uma série de canais. Passa pela cidade de Kakamas e forma as cataratas de Augrabies. Em seu último trecho, o Orange desenha a fronteira entre a África do Sul e a Namíbia. As chuvas de verão no alto curso e o degelo das neves dos montes Drakensberg provocam um crescimento do volume de água do Orange.

O rio oferece possibilidades de aproveitamento para irrigação, produção hidrelétrica e abastecimento de água para várias cidades. As culturas irrigadas são desenvolvidas em Boegoebergdam e na região compreendida entre as cataratas de Augrabies e a cidade de Upington, nas proximidades da Namíbia.


b) Rios da FRANÇA

Lista dos Rios da França - CLIQUE E VEJA


O FAMOSO RIO SENA


O Sena (la Seine, em francês) é um rio francês que banha a capital, Paris, que vai desaguar no Oceano Atlântico. Possui uma extensão de 776 km.

O rio Sena é conhecido como o rio dos namorados.

Nasce a 470 metros de altitude, na Meseta de Langres, em Côte-d'Or. O seu curso tem uma orientação geral de sudoeste a noroeste. Deságua no canal da Mancha, perto de Le Havre. A superfície que ocupa é aproximadamente 75.000 km².

Curiosidade: A fonte do Sena é propriedade da cidade de Paris desde 1864. Uma cova artificial foi construída um ano depois, para controlar a fonte principal.

O entulho proveniente das demolições, assim como o transporte de materiais para construção, areia, pedra, cimento e concreto, além de terra de escavação, são produtos que navegam pelas águas do Sena.O carvão que abastece as usinas termoelétricas também é transportado por esse meio, para evitar congestionamento e poluição ambiental e sonora causada pelos caminhões, assim como o transporte de peças volumosas.O trigo, da famosa baguette francesa, também utiliza a hidrovia, pois os importantes moinhos estão localizados nas margens do Sena.

O transporte turístico de passageiros, pelo Rio Sena, é uma atividade tradicional em Paris, com seus famosos Bateaux Mouches, barcos moscas.O número de turistas na França supera os 80 milhões, e a grande maioria visita Paris. Como as principais atrações turísticas de Paris estão localizadas junto as margens do Rio Sena ou nas suas proximidades, de 200 a 500 metros, a Prefeitura de Paris está elaborando um projeto de interligação dos diversos trechos das margens do rio.

Os principais afluentes do Sena são, desde a sua nascente:

Aube (D);

Yonne (E);

Marne (D);

Oise (D);

Epte (D);

Andelle (D);

Eure (E);

Risle (E) .

O IMPORTANTE RIO RÓDANO


O Ródano (francês Rhône) é um importante rio europeu. Com um comprimento total de 812 km, tem sua nascente na Suíça (231 km) e acaba seu curso na França (581 km), onde desagua no mar Mediterrâneo. É o rio francês mais caudaloso e o mais importante rio europeu a desaguar no Mediterrâneo.


c) RIOS DO MÉXICO

Clique e conheça os Rios do México




Valle de Bravo Dam, State of Mexico

Os rios do México se agrupam em três aspectos: A vertente do Pacífico, a do Golfo e a vertente interior. O mais largo dos rios mexicanos é o Bravo, da vertente do Golfo. Ele tem 3.034 km de extensão, e serve como limite com os Estados Unidos. Outros rios desta vertente são o Usumancita, que faz o limite com a Guatemala; o rio Grijalva, talvez seja o rio que tenha a maior quantidade de água do país; e o rio Pánuco, cuja bacia faz parte do Vale do México.

No Pacífico desembocam os rios Lerma e Balsas, que têm vital importância para as cidades das terras altas do México, os rios Sonora, Fuerte, Mayo e Yaqui, sustentam a próspera agricultura do noroeste do país e o rio Colorado, que é compartilhado com os Estados Unidos. Os rios interiores, ou seja, aqueles que não desembocam no mar, são curtos e têm pouco volume. Destacam-se o rio Casas Grandes no Chihuahua e o Nazas, em Durango. A maior parte dos rios do México têm pouco volume, e quase nenhum deles é navegável.

O México abriga numerosos lagos e lagoas em seu território, mas a maioria é pequena. O mais importante é o lago de Chapala, no estado de Jalisco, que devido à superexploração está em risco de desaparecer. Outros lagos importantes são o lago de Pátzcuaro, o Zirahuén e o Cuitzero, todos eles em Michoacán. Além disso, a construção de represas tem proporcionado a formação de lagos artificiais, como o de Mil Islas, em Oaxaca. (Fonte Wikipédia)


d) Rios do URUGUAI

Conheça os Rios do Uruguai - CLIQUE


A rede fluvial é comandada pelo rio Uruguai, que recebe como afluentes o Quaraí, o Arapey, o Daymán, o Quegay, o Haedo e o Negro. É navegável por embarcações de pequeno calado desde Salto, a 320km de sua foz. O rio Negro, o maior do país, é navegável apenas em seu curso inferior e recebe por sua vez as águas do Tacuarembó e do . Para o estuário do Prata corre o Santa Lucía, engrossado pelo San José e pelo Pintado e, para a lagoa Merín (Mirim), o Yaguarón (Jaguarão), o Tacuarí e o Cebollatí.

O Rio Uruguai, um dos mais importantes da hidrografia do sul


O RIO URUGUAI

O Rio Uruguai é um rio sulamericano que nasce na Serra Geral e que forma-se pela junção dos rios Canoas e Pelotas, na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A nascente mãe do rio é o Rio Pelotas, que nasce a cerca de 65 km a oeste da costa do Atlântico. A foz do Rio Uruguai é a bacia hidrográfica do Prata e é formado pela junção dos rios Uruguai e Paraná. O rio Uruguai é um dos rios mais importantes na hidrografia do sul do Brasil e serve de fronteira entre o país e a Argentina e o Uruguai, tendo Uruguaiana como principal cidade gaúcha banhada por suas águas.

O rio Uruguai forma-se nas nascentes na Serra Geral em cotas aproximadas de 1800 m com o nome de Rio Pelotas. Somente após receber as águas do Rio Canoas passa a se chamar Rio Uruguai indo na direção geral leste-oeste, até receber, pela margem direita, as águas do Rio Peperi-Guaçu, quando começa a infletir para sudoeste, servindo de fronteira inicialmente entre Brasil e Argentina, até receber o rio Quaraí, afluente da margem esquerda e que atua como fronteira entre o Brasil e o Uruguai.

Depois de receber as águas do rio Quaraí, o rio Uruguai continua para o sul até a localidade de Nueva Palmira, onde deságua no rio da Prata. Sua extensão total é de 1770 km. Note que desde a junção de seus formadores até a foz do Quaraí são um total de 1262 km, ficando os restantes 508 km do rio Uruguai correndo inteiramente entre terras uruguaias e argentinas. Se for considerado a extensão do Rio Pelotas, sua extensão chega aos 2150 Km. Seu desnível total é de 24 cm/km.



RIO NEGRO (URUGUAI)

O rio Negro é o maior afluente do rio Uruguai, correndo de nordeste para o sudoeste banhando Rio Grande do Sul e dividindo o país Uruguai em duas partes aproximadamente iguais: a parte norte e a parte sul.

É o principal curso d'água do interior do Uruguai. Nasce no Brasil, próximo à cidade de Bagé e tem breve curso no Estado do Rio Grande do Sul. Foi nas proximidades desta cidade, hoje em território do município de Hulha Negra, no lugar que ficou conhecido como Potreiro das Almas, que ocorreu o em 28 de novembro de 1893 a degola de trezentos homens durante a Revolução Federalista. No Brasil recebe pelo menos três de seus maiores afluentes: o do Bocarra, o arroio Piraí e arroio São Luís, que faz parte da divisa do Brasil com o Uruguai.No Uruguai os maiores afluentes sao os rio Yi y Tacuarembó , também desaguam os arroios Fraile Muerto, Cordobes y Grande.

Percorre cerca de 750 km ao longo dos quais forma dois lagos, um deles, o maior, chamado de lago Rincão do Bonete, formado pela barragem que tinha o mesmo nome e que agora é chamada de barragem Gabriel Terra. O Rio Negro desagua no rio Uruguai e em sua foz há um grupo de ilhas chamadas do Vizcaino.

A jusante de Paso de los Toros, (no lago Rincão do Bonete) encontra-se a usina Gabriel Terra, a maior usina hidrelétrica do Uruguai, com uma cota de cerca de 81m e uma produção normal de 150MW. Abaixo desta encontra-se a usina hidrelétrica de Baigorria e ainda mais abaixo a de Palmar. Essas três usinas geram a maior parte da energia elétrica do Uruguai.

A bacia hidrográfica do rio Negro abrange 70.714 km², dos quais 2.500 no Brasil.

Na altura da usina hidrelétrica de Palmar o caudal do rio é de cerca de 650 m³/s.

FONTE: VIKIPÉDIA - A enciclopédia livre na Internet

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Carlinhos Fiuza - Salvador (BA)22 junho, 2010 13:03

    Bem bolado essa idéia de vocês...
    Quando vão fazer os outros grupos?
    Esse Blog é muito bom mesmo!!!
    parabéns

    ResponderExcluir
  2. Silvia Malheiros - São Paulo - SP22 junho, 2010 18:12

    Também gostei...
    é interessante a gente saber sobre os rios dos países da Copa...
    a idéia foi muito boa...vamos aguardar os outros grupos de países.
    Vocês são DEZ !

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br