Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de junho de 2010

PROJETO DE LEI AMEAÇA AS NASCENTES DO RIO SÃO FRANCISCO, EM MG

Nascentes do Rio São Francisco, no Pque Nacional da Serra da Canastra (MG), com ameaças na redução de sua área

A Câmara está prestes a aprovar um projeto de lei que reduz em 24% a área do Parque Nacional da Serra da Canastra (MG), local da nascente do rio São Francisco.

Segundo estudo da Procuradoria Geral da República, a que a Folha teve acesso, a mudança é “inadmissível” e compromete a preservação da unidade, já ameaçada pela exploração de quartzito.

A região atrai a cobiça de mineradoras estrangeiras, que acreditam poder extrair diamantes do subsolo.

A proposta transforma 47 mil hectares da área de proteção integral em nove APAs (áreas de proteção ambiental), categoria de proteção que admite uso econômico.

No texto, o deputado Carlos Melles (DEM-MG) cita a presença da pecuária e o “peso inegável” da exploração mineral para defender a redução do parque.

Precedente – O subprocurador-geral da República Mario José Gisi afirma que a proposta não tem respaldo técnico e usa traço “grosseiro e impreciso” para redefinir os limites da área preservada: “É gravíssimo. Além do dano ao parque, a aprovação do projeto pode abrir um sério precedente para a redução de outras unidades no país”.

O texto já foi aprovado na Comissão de Meio Ambiente, com parecer favorável do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), e na Comissão de Constituição e Justiça.

Se não houver recurso em plenário até semana que vem, será considerado aprovado e irá para o Senado.

Procurado, Gabeira disse que não conhecia as críticas e que apresentará recurso para reabrir a discussão. Melles não ligou de volta. (Fonte: Bernardo Mello Franco/ Folha.com)



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br