Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de junho de 2010

ALERTA: VOTORANTIM NA TERRA DA BALEIA FRANCA - IMBITUBA (SC)


Ana Echevenguá

Nunca vou esquecer de uma palestra proferida pelo doutor Walmor Alves Moreira, procurador do Ministério Público Federal de Santa Catarina, na qual ele disse que a incúria, o despreparo e a ignorância dos prefeitos e vereadores são os maiores responsáveis pela degradação ambiental.

A cada dia, esta verdade se comprova!

Imbituba-SC – a capital nacional da baleia franca - vai receber uma fábrica da Votorantim, que produzirá 1,2 milhões de toneladas/ano de cimento. Com as bênçãos do governador, prefeito, vereadores, ... O circo está completo: alteraram o plano diretor do município; o protocolo de benesses à fábrica foi assinado pelo governador1.

Mas acho que poucos moradores da região sabem o que os espera com a construção dessa ‘Moagem Imbituba’. Pelo nome, parece que se trata de uma indústria de moagem (misturador) que produzirá matéria-prima para a fabricação de cimento em outras cidades da região sul.

Será que não irão produzir o cimento propriamente dito?

Tenho cá minhas dúvidas! A gente precisa saber o que vai acontecer dentro das 4 paredes da Votorantim. Alguém sabe se existe jazidas de calcáreo na região de Imbituba? Essa gente não é burra: só será economicamente viável moer calcáreo se houver uma jazida próxima para otimizar o transporte, não é?

O processo de produção de cimento consiste em moer o calcáreo, misturá-lo com argila, queimá-lo no forno e, finalmente, moer tudo isso até virar cimento.

E aí está o grande problema: os fornos das cimenteiras são, hoje, grandes incineradoras de lixo industrial. Com licença do governo porque se trata de ‘co-processamento’, uma das tantas mentiras verdes do desenvolvimento sustentável. Quem não acredita, pode fazer uma busca no ‘google’.

Rio de Janeiro e Paraná reclamam que São Paulo exporta seu lixo industrial pras cimenteiras que albergam.

E aí, o lixo é usado como combustível, como matéria-prima para o cimento. Todo lixo é bem-vindo! Vejam este depoimento: “Ao lado dos pneus, são depositados nos fornos o material conhecido como “lodo” (fezes humanas) e o poluente carvão mineral”2.

A indústria ceramista – pra fugir de sua obrigação de tratar e dar destinação correta ao seu resíduo - vive dizendo que entrega seu lodo de cerâmica pras cimenteiras. Claro, é bem mais barato!

Mas o mais ‘verde’ é queimar pneu usado. É uma festança! Pra evitar mosquito da dengue.

E a Votorantim Cimentos ‘co-processa’ metade de tudo que é processado no Brasil1. Em 2007, ela queimou cerca de 400 mil toneladas, metade do volume médio co-processado no Brasil, que é de 800 mil toneladas. Isso é 30% do total de lixo industrial produzido (oficialmente, claro), por ano, aqui3.

Gente, lixo industrial queimado é cangerígeno! Não tem filtro que segure!

Se os governantes não sabem disso. E estão pagando pra Votorantim vir pra terra da Baleia Franca, é hora dos governados abrirem os olhos e os ouvidos... E dizerem NÃO a mais este mega empreendimento poluente, que vai socializar a degradação ambiental em Santa Catarina.

A corrida contra a Votorantim tem que começar agora! Avisem aos vizinhos!

1 – http://www.adjorisc.com.br/jornais/opopular/impressa/local-imbituba/confirmada-fabrica-da-votorantim-em-imbituba-1.308057

2 - http://intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=948063&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=642535&Titulo=Pneu%20usado%20%E9%20co-processado

3 - http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:bXBMaqeXtbQJ:blog.controversia.com.br/2008/05/05/votorantim-cresce-e-deixa-rastro-de-pobreza-e-devastacao-ambiental/+rio+branco+paran%C3%A1+votorantim+polui%C3%A7%C3%A3o&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br


Ana Echevenguá, advogada ambientalista, presidente do Instituto Eco&Ação, e-mail: ana@ecoeacao.com.br, website: www.ecoeacao.com.br.



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br