Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de junho de 2010

CERCA DE 800 ÁRVORES TRANSPLANTADAS NA MARGINAL DO RIO TIETÊ NÃO RESISTIRAM

Morreram centenas de árvores transplantadas na Marginal do Tietê (SP)

Árvores são replantadas na Marginal Tietê, em São Paulo


Cerca de 800 mudas de diferentes espécies estão sendo substituídas por outras na Marginal Tietê. No total, já foram plantadas 17 mil árvores nativas como jequitibás-rosa, ipês brancos e roxos, jatobás, paus-brasil, paus-ferros, ingás e sibipirunas. As árvores morreram durante o processo de retirada e replantio nos novos canteiros da via. De acordo com a Dersa, responsável pelas obras da Marginal Tietê, outras árvores ainda serão replantadas até outubro.

A aparência na marginal é de um cemitério de árvores. Cada uma custou, no mínimo, R$ 50 e agora elas estão sem folhas, sem força. De acordo com o botânico Ricardo Cardim, apesar de parecer, nem sempre as plantas estão mortas. “Quem passa por aqui pensa que morreu tudo, mas nem sempre é assim. Às vezes, as plantas estão vivas ainda, você raspa o tronco e elas ainda estão verde. Contudo, elas podem estar entrando num declínio que depois não tem mais volta. A gente vai descobrir quando começar a chover de novo.”

O botânico explica também que a época do plantio não foi adequada. De acordo com Cardim o ideal é que a plantação seja feita de outubro a janeiro. “Quando você começa a plantar ela a partir de janeiro, a água pega menos água, ela tem menos chance de sobreviver. Plantar agora então é um crime, porque além da planta estar num período de dormência, ela ainda não vai ter água à disposição”, explica.

Por causa do vandalismo, a Prefeitura determina que árvores plantadas em São Paulo tenham três centímetros de diâmetro a uma altura mínima de um metro e meio. Só que isso significa que elas têm uns três anos de idade, em média, passados em um viveiro, em condições ideais. Quando as árvores são plantadas na marginal, no meio da poluição, uma área de difícil acesso para regar e sem a cobertura necessária, fica mais difícil a sobrevivência.

Mesmo com tantos obstáculos, o gerente de Gestão Ambiental da Dersa responsável pelo plantio, Daniel Salati, é otimista quanto a sobrevivência das 17 mil árvores plantadas desde janeiro nos canteiros da marginal. “Elas estão vivas, não morreram. Ao longo de toda a cidade de São Paulo, as margens do Tietê foram e estão sendo utilizadas ainda hoje para despejos de entulho.” (Fonte: G1)/AMBIENTE BRASIL



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br