Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de junho de 2010

AUMENTO DA TEMPERATURA NO SEMIÁRIDO NORDESTINO PROVOCA MAIS EVAPORAÇÃO DA ÁGUA DO SOLO


Temperatura sobe mais no semiárido nordestino

27 de junho de 2010
AFRA BALAZINA E ANDREA VIALLI,
com REUTERS - O Estado de S.Paulo

Dados mostram que as temperaturas no sertão nordestino estão ficando mais altas com o passar do tempo e as chuvas têm ocorrido com menor intensidade.

Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Paulo Nobre, enquanto em alguns lugares do semiárido no Nordeste a temperatura máxima diária aumentou até 3°C nos últimos 40 anos, a média do aumento da temperatura no mundo no mesmo período foi de 0,4°C.

O assunto será abordado em conferência na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em julho. A temperatura máxima diária em Vitória de Santo Antão (PE), por exemplo, saltou de 31,5º C para 35°C.

Com o aquecimento, a água disponível no solo evapora mais rapidamente e dá origem a nuvens maiores e mais carregadas de vapores de água - isso resulta em chuvas mais intensas, seguidas de longos períodos de seca. Fonte: O Estado de SP

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br