Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de junho de 2010

MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS E ALAGOANOS ATINGIDOS PELAS CHUVAS ESTÃO SE RECUPERANDO



Municípios nordestinos castigados por enchentes começam a se reerguer, diz ministro

Da Agência Brasil

Brasília - O cenário ainda é desolador, mas os municípios nordestinos castigados pelas enchentes já começam a se reerguer, segundo o ministro em exercício do Desenvolvimento Social, Rômulo Paes “Aqui em Palmares está parecendo uma cidade-fantasma. Mesmo assim, é possível ver algum comércio recomeçando”, disse o ministro à Agência Brasil, por telefone, enquanto visitava a cidade do interior pernambucano na tarde de hoje (29). De acordo com ele, as verbas públicas e as doações de alimentos, cobertores, roupas e água estão contribuindo para que as vítimas das cheias possam reconstruir suas vidas.

O ministro se reuniu hoje, em Palmares, com 39 prefeitos e secretários municipais de Assistência Social para ver se os recursos e doações enviados à região pelo governo federal estão chegando às prefeituras. “Os alimentos estão bem distribuídos e as pessoas já encontram lugares para cozinhá-los”, assinalou Paes. Das 52 mil cestas de alimentos doadas, 25 mil já foram entregues, informou. Também foram instaladas nove cozinhas semifixas em Pernambuco e Alagoas.

Durante a reunião, Paes soube que os moradores de três cidades pernambucanas não conseguiram sacar o benefício do Bolsa Família, antecipado na semana passada para 325.384 famílias nos dois estados. Isso ocorreu porque os locais de saque foram destruídos nesses municípios. Agora, essas pessoas poderão sacar nas cidades mais próximas, afirmou o ministro, ainda chocado com a destruição em Palmares: “Tem coisas assombrosas, como uma carreta dentro de uma cratera enorme. Não dá pra ter noção de algumas por foto ou imagem de televisão.”

Na manhã de hoje, Paes se reuniu, em Recife, com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Foi definido que serão distribuídos R$ 8 milhões para reestruturar a rede de serviços de proteção social em 52 municípios de alagoanos e pernambucanos. Também foi anunciado que o pagamento do benefício para idosos e deficientes será antecipado em 39 cidades. O governo adiantará ainda o repasse para os municípios das verbas referentes à gestão do Bolsa Família nos meses de maio, junho e julho.

Edição: João Carlos Rodrigues


SAIBA MAIS SOBRE AS CHUVAS:

29/06/2010 14h10 - Atualizado em 29/06/2010 15h54

Novos alagamentos dificultam atendimento a vítimas da chuva

As chuvas que atingiram Alagoas e Pernambuco deixam cidades isoladas. A Defesa Civil e o Exército encontram dificuldades para levar donativos para algumas regiões. Nos dois estados, 57 pessoas morreram e 95 municípios relataram danos. Mais de 157 mil pessoas tiveram de deixar suas casas.

VEJA O VÍDEO DO G1 - GLOBO.COM


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br