Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de junho de 2010

CONSÓRCIO PIRACICABA-CAPIVARI E JUNDIAÍ (PCJ) LANÇA CENTRAIS DE LODO NA BACIA




PCJ apresenta estudos

Busca de alternativas Anúncio será feito hoje na sede do Consórcio PCJ, em Americana; projeto terá financiamento do Fehidro

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) em parceria com os Comitês PCJ, por meio da câmara técnica de saneamento e GT-Lodos, lançam nesta quarta-feira (30), às 9h, com a assinatura da ordem de serviço, o projeto "Estudo de viabilidade para a instalação e operação de centrais de lodos nas bacias PCJ", na sede da entidade, em Americana. O projeto é financiado com recursos provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos - Fehidro.

Os lodos são resíduos remanescentes do tratamento de água (ETA) e de tratamento de efluentes (ETE). Com a ampliação do sistema saneamento básico verificado nos últimos anos e o aumento de tratamento de esgotos - em 1989, quando o Consórcio PCJ foi criado o índice de tratamento nas Bacias PCJ, era de apenas 3% e hoje chega a 50% - gerou-se uma nova demanda que é a destinação sustentável para os resíduos provenientes desse processo, no caso, os lodos.

Atendendo a essa demanda, se faz necessário a busca de alternativas para o gerenciamento de forma regional dos lodos de Estação de Tratamento de Esgoto e Estação de Tratamento de Água, tendo em vista o número de estações em operação, somando-se as novas em construção ou projetos.

Desde 2007, a parceria entre o Consórcio PCJ, através de seu Programa de Resíduos Sólidos, e os Comitês PCJ da Câmara Técnica de Saneamento / GT-Lodos, têm buscado soluções, o que levou a entidade contratar por licitação empresa para estudos sobre a questão e apontar ações e soluções.

Para o Gerente Técnico do Consórcio PCJ e coordenador do Programa de Resíduos sólidos, Alexandre Vilella, os objetivos da oficina de capacitação que acontecerá nesta quarta é "capacitar técnicos e especialistas no setor para a condução de atividades de sensibilização, capacitação e orientação técnica dos municípios, dos prestadores de serviços na condução do projeto".

Ele ainda completa que "é importante ampliar e potencializar o processo de articulação, mobilização e orientação dos atores municipais para a coordenação da cooperação técnica e participação nas atividades de apoio na implementação das ações previstas pelo projeto”, disse.

Após a assinatura da ordem de serviço com a empresa que fará os estudos de viabilidade, acontecerá oficina de capacitação para representantes de empresas e serviços de saneamento, sobre "cálculos de geração de lodos e estratégias para o diagnóstico situacional"

Também serão apresentadas as etapas do projeto "Estudo de Viabilidade para Instalação e Operação de Centrais de Lodos nas Bacias PCJ" e como se dará a participação dos municípios nesse contexto.

ANOTE

Onde e quando

Oficina e lançamento do projeto "Estudo de viabilidade para a instalação e operação de centrais de lodos nas bacias PCJ"
Data e hora: 30 de junho de 2010, às 9h
Local: Centro de Referência em Gestão dos Recursos Hídricos - Sede do Consórcio PCJ
Endereço: Avenida São Jerônimo, 3100, Bairro Morada do Sol, Americana - SP


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br