Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de junho de 2010

CPI INVESTIGA FALTA DE LIMPEZA, ESGOTOS E LIXO NOS RIOS DA "CIDADE MARAVILHOSA"

canal separa o continente da Ilha do Fundão, onde fica o câmpus da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foto de O Globo, 22/12/2008

Comissão de vereadores investiga poluição em rios da cidade do Rio de Janeiro

Uma comissão da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro investiga porque vários rios da cidade estão tão sujos. Em dois deles, na Zona Norte da capital, lixo e esgoto prejudicam a saúde de quem vive na região. Uma vistoria feita pela CPI dos Rios constatou o abandono em outros pontos da cidade.

Na Penha, subúrbio, a presença de gás metano no Rio Castelo é um risco para os moradores. “Esses pouco mais de 20 rios que a gente vistoriou nas quatro semanas, 100% deles, 100% dessa amostragem, continua sem qualquer tipo de manutenção”, disse o vereador Paulo Messina, presidente da CPI.

O Rio Castelo Branco passa por baixo de uma rua e deságua no Rio Irajá, que segue neste sentido direto para a Baía de Guanabara. Especialistas que participaram da fiscalização afirmam que a poluição deve ser combatida desde as nascentes dos rios, com o reflorestamento das encostas, a ampliação da rede de esgoto e a manutenção, que deve ser constante.

Relatório – Um relatório do Tribunal de Contas denunciou que a prefeitura suspendeu mais da metade dos contratos (52%) com as empresas que cuidavam dos 237 rios, canais e córregos da cidade. Em setembro do ano passado, o TCE recomendava o reinício dos serviços por causa da proximidade das chuvas de verão e o risco de enchentes.

As ruas alagadas nos últimos temporais mostraram que a recomendação deveria ter sido cumprida. Segundo a CPI, contratos de conservação de rios importantes no escoamento das águas das chuvas, como por exemplo, do Carioca, no Cosme Velho, do Canal do Mangue, perto do Sambódromo, e dos rios Trapicheiros e Joana, no Maracanã, ficaram suspensos por mais de um ano.

Mutirões de limpeza – No Méier, subúrbio, o Rio dos Frangos está poluído e assoreado. Desde a nascente, é um rio morto. Com medo das chuvas, os moradores fazem mutirões de limpeza.

“Nada está sendo feito. Está todo esse material acumulado. Nas próximas chuvas não vai drenar mais nada, está tudo entupido. O rio vai transbordar junto com o esgoto e com o lixo. Vai ser o caos sanitário em toda essa região. Obviamente a poluição vai desembocar novamente no rio e adentrar a Baía de Guanabara”, disse o engenheiro civil sanitarista Adacto Ottoni.

A Rio-Águas informou que ainda não tomou conhecimento do relatório da CPI. Mas garantiu que todos os contratos para conservação e dragagem de rios estão em vigor. Ainda de acordo com a Rio-Águas, técnicos farão uma vistoria nos rios até o fim desta semana. (Fonte: G1)



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

3 comentários:

  1. A CPI desses vereadores foi criada para não DAR EM NADA só para aparecer. O RELATOR É O VEREADOR ADILSON PIRES E OS OUTROS ALIADOS DO PREFEITO, MARCELO PIUI ,JOAO MENDES. JORNALISTA NAO CONHECE A CAMARA DE VEREADORES

    ResponderExcluir
  2. È lamentável que esses políticos sem compromisso e sem responsabilidade tratem assunto tão importante como negociata...

    Pessoas estão morrendo, familias perdendo o pouco que possuem, pelo excesso de lixo, desabamento de áreas de alto risco, doenças causadas por esgotos sem tratamentos jogados nos rios e uma série de desmandos...

    E ESSES VEREADORES QUE GANHAM FABULOSOS SALÁRIOS E MORDOMIAS FAZEM UMA CPI SÓ PARA APARECER?

    Essa é uma boa piada...aliás, aqui no RJ nada é levado a sério, exceto carnaval e jogo do bicho...

    POBRE CIDADE EX-MARAVILHOSA...

    ResponderExcluir
  3. Interessante seu Blog...parabéns... te convido a conhecer meu Blog Rios e cidades do Brasil...

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br