Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de junho de 2010

CHUVAS NO NORDESTE PROVOCAM MORTES E DEVASTAÇÃO


Região central da cidade de Palmares (AL) ficou submersa
Foto: SEI/Divulgação

Chuvas matam 38 pessoas na Região Nordeste

Os temporais que atingem o Nordeste desde o fim da semana passada deixaram até o momento um total de 31 mortos em dois estados da região: 26 em Alagoas e 12 em Pernambuco. A Defesa Civil alagoana informou que cerca de 15 mil moradores estão desabrigados e cerca de 70 mil ficaram desalojados. Equipes da Marinha auxiliam na entrega de donativos nas regiões afetadas e de difícil acesso.

No interior do estado alagoano, os rios Mundaú e Paraíba transbordaram, deixando cidades isoladas. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão nas regiões afetadas para resgatar os moradores que estão ilhados em União dos Palmares e Santana do Mundaú. Mais de mil pessoas estão desaparecidas em Alagoas. As prefeituras de 21 municípios decretaram estado de emergência. Por causa das chuvas, o fornecimento de energia elétrica está comprometido em algumas destas cidades.

O abastecimento de água também foi afetado por causa das chuvas em Alagoas. Unidades de captação, tratamento e distribuição de água foram inundados pelas cheias dos rios. Em Palmeira dos Índios, Capela e Jacuípe o fornecimento de água foi totalmente interrompido. Fonte: http://www.sidneyrezende.com



Chuvas // Lula libera R$ 300 mi e vem ver os estragos
Depois das Chuvas // Governadores de Pernambuco e Alagoas viajaram ontem para Brasília

As vítimas das chuvas em Pernambuco poderão sacar o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O anúncio foi feito, ontem, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e vale também para a população de Alagoas, que tem sofrido com as últimas chuvas. Em março, o presidente já havia tomado uma decisão semelhante ao liberar verba para Santa Catarina e Rio de Janeiro, que na época sofreram enchentes. O anúncio foi feito em Brasília durante a 4ª Conferência Nacional das Cidades. O presidente ainda pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas nos dois estados.


Cidades da Mata Sul pernambucana tiveram ruas inteiras destruídas Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
Ontem à noite, após reunião de emergência em Brasília com os governadores de Alagoas, Teotônio Vilela, e de Pernambuco, Eduardo Campos, Lula também anunciou a liberação emergencial de R$ 300 milhões com recursos do orçamento e de MPs (medidas provisórias) já a partir de hoje. O presidente se disse "chocado" com as imagens das enchentes nos dois estados e afirmou que não iria medir esforços para ajudar o quanto fosse necessário. E prometeu,segundo a assessoria de Eduardo Campos, que viria pessoalmente esta semana a Pernambuco para avaliar a situação de perto. Fonte: Diário de Pernambuco

SAIBA COMO FAZER DOAÇÕES:


ALAGOAS

Foram criadas, ainda, contas para receber doações em dinheiro no Banco do Brasil:
- C/C 5241-8 Agência 3557-2
E na Caixa Econômica Federal:
- C/C 955-6 Agência 2735 Operação 006

Pernambuco
A arrecadação de donativos é coordenada pelo comando da Polícia Militar. O principal ponto de recebimento de doações foi montado na quadra poliesportiva do quartel do Comando Geral, na Praça do Derby, no Recife. O local fica aberto das 9h às 17h. Contato: (81) 3181-1370.

Veja o vídeo do JORNAL DA GLOBO de 18/06/2010 - GLOBO.COM


Chuva causa destruição em Pernambuco

Vídeo do Jornal Nacional de 21/06/2010


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br