Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de junho de 2010

A CHUVA ÁCIDA ESTÁ DE VOLTA TRAZENDO GRAVE RISCO PARA FLORESTAS, RIOS E FAUNA


A volta da chuva ácida

Cientistas alertam para um risco que parecia resolvido

Trinta anos atrás ela era um dos maiores problemas ambientais, ao lado do buraco na camada de ozônio. Agora, a chuva ácida pode estar ensaiando uma volta; desta vez, causada por substâncias químicas diferentes.

Emissões de nitrogênio provenientes de veículos e de fertilizantes estariam se combinando à chuva para criar ácido nítrico - uma combinação diferente daquela dos anos 70 e 80, provocada pelas emissões de ácido sulfúrico de termoelétricas.

O resultado é um renovado e grave risco ambiental para florestas, rios e animais silvestres, uma vez que o ácido nítrico, da mesma forma que o sulfúrico, mata plantas, peixes e insetos ao sequestrar importantes nutrientes do solo, como potássio, cálcio e magnésio.

Ao mesmo tempo, a substância contribui para a liberação de minerais potencialmente tóxicos, como o alumínio, que pode ser carreado por cursos de água. A preocupação começa a ganhar corpo nos EUA, onde diversos cientistas expressaram seus temores na "Scientific American".

Países não conseguem cumprir metas

O problema existe também na Europa.

- A questão não deixou de existir - afirma Ed Dearnley, especialista em qualidade do ar da ONG britânica Proteção Ambiental.

Na verdade, muitos países europeus não conseguirão alcançar as novas metas de poluição do ar por nitrogênio, que entram em vigor no fim deste ano, de acordo com o Protocolo de Gotemburgo, de 1999, que tenta fazer pela poluição do ar o que o Protocolo de Kyoto tentou fazer pelas mudanças climáticas: resolver o problema reduzindo emissões.

O Reino Unido, por exemplo, dificilmente conseguirá cumprir seu limite de emissão de óxido de nitrogênio. O mais provável é que o exceda em 5% - menos do que França e Espanha, que devem ficar cerca de 30% acima do limite.

Nos EUA, embora as emissões de dióxido sulfúrico tenham sido reduzidas em quase 70% de 1990 a 2008, as emissões de óxido de nitrogênio caíram apenas em 35% ao longo do mesmo período.

Segundo William Schlesinger, presidente do Instituto Cary de Estudos do Ecossistema de Nova York, não resta dúvida de que a superfície terrestre acumula cada vez mais nitrogênio.

Para o especialista, a discussão sobre aquecimento global permitiu aos EUA ignorar o problema do nitrogênio que, segundo ele, será a grande questão ambiental no futuro próximo. O nitrogênio atmosférico não é apenas responsável pela chuva ácida; ao se acumular na Terra, pode causar, por exemplo, o crescimento descontrolado de algas.

(Michael McCarthy, do Independent)

(O Globo, 23/6)



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br