Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de junho de 2010

REVITALIZAÇÃO DOS CÓRREGOS DE GUARULHOS (SP)

Córrego dos Japoneses está sendo preparado para comportar jardim suspenso
(Foto: Diego Calvo - Diário de Guarulhos)

Córregos são revitalizados na cidade


Projeto de paisagismo ambiental realiza plantio de árvores no entorno dos córregos Japoneses, dos Cavalos e Queromano

ADRIANA ARCHANJO
Da Redação
Diego Calvo


A secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos esta desenvolvendo um novo conceito de paisagismo na cidade com o projeto de revitalização dos córregos dos Cavalos, dos Japoneses - nos trecho do Jardim Adriana e da Avenida Tiradentes até o Thomeozão-; e Queromano (Vila Augusta). Nestes córregos está sendo feita a recuperação das margens com plantio de espécies herbívoras, além da vazão de base, que visa separar o esgoto da água das chuvas, o que diminui o forte odor ao redor.

De acordo com o diretor de Parques e Áreas de Lazer da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Fábio Vieira, o trabalho de vazão de base já vem sendo realizado desde 2007 e o revitalização teve início neste ano. "A grande novidade é este trabalho de paisagem ambiental. O córrego dos Cavalos, próximo a Avenida Tiradentes, no trecho entre a Rua Nilo Peçanha e Rua do Cano, haverá um jardim suspenso. Em cima do córrego ficará florido", revela o diretor.

"É um trabalho inédito. Por ser um córrego canalizado ninguém nunca fez algo similar", afirma Fábio Vieira.

Segundo ele, a arborização do local permite diminuir a temperatura, atrair a avifauna, melhora da qualidade do ar com o sequestro de carbono e o aumento da umidade do ar na região.

De acordo com o diretor, os trabalhos no córrego dos Japoneses já foram concluídos. Enquanto no Queromano está sendo finalizada a recuperação da margem. O jardim suspenso do córrego dos Cavalos ainda está sendo implantado, com previsão de conclusão para dezembro.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Kise, diz que o projeto tem baixo custo para a prefeitura, uma vez que os gastos com o projeto se restringem à folha de pagamento dos funcionários. "As arvores utilizadas na revitalização são as árvores removidas durante as podas e manutenção realizadas rotineiramente pelo setor de manutenção e implantação do Meio Ambiente", afirma Kise. Fonte: Diário de Guarulhos - Olhão


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br