Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de junho de 2010

OCUPAÇÃO IRREGULAR E OBRAS NAS PRAIAS SÃO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS NA COSTA BRASILEIRA

Ressaca em Florianópolis - Foto Charles Guerra


Estudo aponta vulnerabilidades na costa brasileira



“Não há dados suficientes para o planejamento adequado de ações para mitigar e adaptar os efeitos das mudanças climáticas, tais como elevação do nível do mar, na região costeira do Brasil.” A afirmação é do professor de Engenharia Costeira da Coppe Paulo Cesar Colonna Rosman, que coordenou um projeto de identificação de vulnerabilidade de regiões costeiras do país às mudanças climáticas.

O estudo, que faz um diagnóstico dos problemas e recomenda medidas e ações, foi apresentado a representantes dos poderes públicos federal e estadual. Segundo Rosman, o trabalho prevê o investimento, nos próximos 50 anos, de R$ 3 bilhões em ações para preservar um patrimônio estimado em R$ 200 bilhões na zona costeira do país.

De acordo com o professor, tomar medidas para prevenir o avanço do mar em áreas costeiras vulneráveis requer levantamento de dados de medições de ondas como altura, período e dispersão de propagação, de níveis do mar, entre outros. Também é necessário um levantamento topográfico rigoroso para planejar, definir projetos prioritários para áreas mais propensas a inundação e planejar ações de mitigação e adaptação.

“Infelizmente, no Brasil, os parâmetros oceanográficos ainda não são considerados estratégicos, ao contrário do que ocorre em outros países. Essas informações são fundamentais para apoiar a elaboração de um plano diretor municipal e políticas habitacionais na zona costeira.”

Ocupação irregular e obras que avançam os limites da natureza

O estudo, que mapeou as áreas mais prejudicadas ao longo de toda a costa brasileira, aponta como principal causa dos problemas a ocupação urbana inadequada de regiões costeiras. Em praias oceânicas, o principal problema é a ocupação da chamada zona dinâmica da praia, onde ocorre o processo natural de recuo e avanço da faixa de areia. Em áreas litorâneas de baías e lagoas costeiras, o principal problema está na ocupação irregular de baixadas em áreas propensas a inundações, muitas vezes em locais que já foram manguezais. Com as mudanças climáticas, as praias precisariam de uma zona dinâmica mais larga; nas baixadas a frequência de inundações aumentará, e o escoamento das águas será mais lento.

“Nas praias, as intervenções urbanas impõem limites físicos, como muros e calçadas construídos em áreas que sazonalmente compõem as zonas dinâmicas, diminuindo a capacidade de acomodação da praia. Em situações de ressaca, com sobrelevação meteorológica no nível do mar, a vulnerabilidade de tais áreas é crítica”, explica.

Fonte: Revista Digital Aguonline - jornalista Cecy Oliveira

SAIBA MAIS

Destruição produzida por ressaca em praia de Florianópolis (SC) - Foto Charels Guerra

Segundo Rosman, a praia é a melhor garantia de proteção contra ressacas em zonas costeiras urbanizadas. Ela absorve a energia das ondas e amortiza os seus impactos. Já as construções fazem o efeito contrário: refletem as ondas, aumentando a energia erosiva e consequentemente o poder de destruição das ressacas. “O correto teria sido construir mais distante da linha de costa, deixando espaço para as dunas que servem como estoque de areia e de amortecimento. Praia significa acumulação de sedimentos, é o dissipador de energia mais eficiente que existe para proteção do litoral”, afirma Rosman.

A maior incidência de ressaca é no outono e no inverno. Neste ano, com o fenômeno El Niño, a situação no Estado do Rio de Janeiro se agravou. O El Niño inverte a direção usual de incidências das ondas de ressaca no litoral natural. As ressacas procedentes do sudoeste passam a vir de sul e sudeste. As regiões mais críticas, segundo o professor, são as praias do Arpoador, Leblon, Barra da Tijuca, Macumba, Macaé, Piratininga, Itaipu e Rio das Ostras. O problema verificado este ano na praia do Forte, em Cabo Frio, decorre de ressacas de sueste por causa dos efeitos do El Niño na circulação atmosférica.

Fonte: Coppe (UFRJ).

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br