Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de junho de 2010

Água e alimento: como abastecer o Brasil e o mundo?

Pirâmide dos alimentos (http://www.breakfastcereals.eu)

Como ampliar os recursos hídricos e ainda gerar eletricidade? Como alimentar o mundo e ao mesmo tempo cumprir com a legislação ambiental no Brasil?

A água, além de servir ao consumo da população e movimentar a indústria, tem como seu principal usuário a agricultura (70%). Como resultado da escassez de água no planeta, em 2030, 55% da população do mundo será dependente de importação de comida. Em 2050, 4 de 9 bilhões de pessoas vão viver com suprimento de água abaixo do recomendável. A Ásia, o Oriente Médio e o Norte da África sofrerão os maiores impactos. Como ampliar os recursos hídricos e ainda gerar eletricidade? Como alimentar o mundo e ao mesmo tempo cumprir com a legislação ambiental no Brasil?

Para Amaury Júnior, diretor de Investimentos da Vision Brazil Investments, a produção de grãos tem se mantido em alta, assim como a demanda. “Em seis dos últimos nove anos, o consumo global de grãos tem ultrapassado a produção. Somam-se a essas questões a escassez de terras cultiváveis. As terras com capacidade de produção de grãos mundial aumentou em 10% entre 1961 e 1985, mas apenas 3% entre 1985 e 2003. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estima que a expansão em acres precisará crescer quase três vezes mais rápido do que nas últimas duas décadas”, informa o executivo.

Por fim, a projeção é que a população mundial cresça 37%, de 6,7 bilhões, atualmente, para 9,2 bilhões em 2050. Entre os 20 mais populosos países em 2050, 18 serão de economias em desenvolvimento ou em transição. Em 2025, 1,1 bilhão de pessoas na China e Índia irão se unir ao grupo da classe média. Segundo Amaury Júnior, “à medida que a população se urbaniza, a dieta básica sofre alterações que influenciam na demanda final de commodities. Logo, o crescimento da renda dessa população afetará a demanda por comida: serão necessários três quilos de grãos para produzir um quilo de galinha. Serão necessários sete quilos de grãos para produzir um quilo de carne de boi”, explica.

A procura por alimentos se constitui num cenário promissor para a agricultura brasileira e para potenciais investidores. Além disso, o Brasil está atento a oportunidades do mercado de agronegócio sustentável, que contribua, por exemplo, com a redução do desperdício da água e das emissões de gases do efeito estufa.

Yara Donda, advogada do escritório Buranello Passos e geógrafa, afirma que a legislação ambiental brasileira é uma das mais antigas e mais completas, e como tal, tem se aprimorado para assegurar concomitante proteção ao meio ambiente e à produção, garantindo uma produção sustentável. “Cada vez mais, quem não cumpre com a legislação ambiental do País fica impossibilitado de produzir. Não que isso mitigue totalmente o risco do investidor, pois o risco existe, seja no âmbito legal, de mercado, de crédito, imagem, no desembolso, na tomada e execução de garantias irregulares, mas este risco pode ser suavizado com a devida verificação, monitoramente e treinamento, isto é, com a devida assessoria.”

Buranello Passos Advogados

O escritório é especializado em direito do agronegócio e comércio exterior, mercado financeiro e de capitais, direito ambiental e imobiliário, direito tributário, contencioso comercial, entre outras áreas. Atua há quatro anos junto a instituições financeiras e sociedades empresariais nacionais e internacionais, fundos de investimento, associações, trading companies e agroindústrias. São mais de 100 clientes nacionais e internacionais. Com sede em São Paulo, equipe de 40 advogados e corpo técnico-administrativo de 70 colaboradores, mantém unidades em Ribeirão Preto e em Goiânia, além de correspondentes internacionais em Nova York, Genebra e Londres. Para saber mais sobre o escritório, acesse aqui.

Vision Brazil Investments

Sediada em São Paulo, a Vision Brazil Investments é uma empresa focada em gestão de investimentos, com registro perante a Comissão de Valores Mobiliários para o exercício da atividade de administração de carteira de títulos e valores mobiliários. Atualmente, tem sob sua gestão diversos fundos de investimento e carteiras administradas, com foco de investimentos em agronegócio, carteiras de crédito não-performados, reestruturação de dívidas, investimentos imobiliários e investimentos em terras. Para saber mais sobre a empresa, acesse aqui.

Fonte: Meio Ambiente Rural/Portal do Meio Ambiente

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br