Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de junho de 2010

SOS RIO JAGUARI - EXTREMA - MINAS GERAIS

As nascentes do rio Jaguari estão localizadas no Estado de Minas Gerais nos municípios de Camanducaia, Extrema, Itapeva e Toledo.


SÉRIA DENÚNCIA DE DESPEJO DE TINTAS NO RIO JAGUARI (MG)


Olá, meu nome é Fernanda, moro em São Paulo e tenho um sítio em Extrema (Minas Gerais).

Gostaria de algumas informações sobre como proceder no seguinte caso: uma fábrica de tinturaria está despejando esgoto com resíduos de tinta no Rio Jaguari (principal da cidade), e a água está ficando com coloração azulada.


Quero denunciar tal ato, mas não sei como proceder.
Vocês podem me ajudar? Que órgão devo procurar?

Há alguma ONG que possa me ajudar? Pois, a Prefeitura da cidade não toma nenhuma providência em relação ao fato.


Desde já agradeço a atenção dispensada.

Obrigada.


Fernanda. (E-mail: fernanda.filomen@gmail.com)

21 Junho, 2010



Prof. Jarmuth/SOSRiosBr disse...

Olá Fernanda,


A sua denúncia é muito séria e grave, por isso merece atenção e providências urgentes.


As águas dos rios mineiros dessa região, em especial o Rio Jaguari que é formador do Rio Piracicaba formam a importante Bacia Hidrográfica do Capivari-Jundiaí-Piracicaba, que fornecem grande parte da água que abastece a Região Metropolitana de S. Paulo, através do Sistema Cantareira.
Pode fazer suas denúncias nos seguintes locais:


1. CBH-PCJ - Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba,Capivari e Jundiaí - E-mail: comitepcj@serhs.sp.gov.br


2. Central de Atendimento ao Denunciante do SISEMA
Como denunciar: Disque-Denúncia: 0800 283 62 00 Fax: (31) 3219.5517 E-mail: denuncia@meioambiente.mg.gov.br
Correios: Rua Espírito Santo, 495,
Centro, 30.160-030,
Belo Horizonte, Minas Gerais


3. PMMG – CIA DE POLÍCIA MILITAR DE MEIO AMBIENTE
Endereço: Av. Jequitinhonha 700 - B. Vera Cruz – Belo Horizonte/MG - CEP: 30.285-130 Telefone: (031) 2123-1600 /2123-1601/ 2123-1605 - Fax: (031) 2123-1615
E-mail: 7ciameioambiente@gmail.com

Web site: www.pm.mg.gov.br



SAIBA MAIS SOBRE O RIO JAGUARI (MG) - Clique

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

4 comentários:

  1. JOSE VANDERLEI BORGES13 setembro, 2010 17:08

    MUITO INTERESSANTE ESTE TRABALHO EM EXTREMA, JA SABIA DESSE TRABALHO ATRAVES DA TELEVEISAO- GLOBO RURAL, MAS ESTOU PRECISANDO DE AJUDA: MINHA FAMILIA E EU TEMOS UM SITIO EM MINHA CIDADE QUE DIVISA COM A AREA URBANA E NELE TEMOS UMA BOA AREA DE MATA NATIVA COM NASCENTE DE AGUA QUE NAO TEMOS CONDICOES FINANCEIRAS E BOA SAUDE PARA FECHAR E POR CAUSA DISSO NAO POSSO TRABALHAR COM A TERRA, OU SEJA, NEM GADO DE CORTE POSSO COLOCAR NESTE TERRENO SE NAO FECHAR A MATA E A NASCENTE DE AGUA. SERA QUE TERIA ALGUMA ONG QUE PODERIA NOS AJUDAR?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde !

    Tenho um sítio localizado no Bairro do Juncal, distrito de Extrema-MG. Sou morador de SP/Capital e passei toda minha infancia nos rios da região. No fundo do meu terreno passa um io de médio porte, que a alguns anos permitia a pesca e banho. Infelizmente este rio está sendo poluído pelas próprias casas da região, que descarregam todo seu esgoto diretamente no rio, sem tratamento algum. Já informamos a prefeitura de Extrema sobre o asunto mas nada foi feito. Para piorar, a Prefeitura está despejando o esgoto da escola no rio. Falam que é tratado, mas ninguém aguenta o cheiro que isso promove. Se alguém conhece alguma ong ou entidade que possa "esclarecer" para a população local o mal que estão fazendo, por favor entre em contato comigo. Sergio. contato@smartmultimarcas.com.br.

    ResponderExcluir
  3. Caro Sérgio,

    Não conheço ninguém e nenhum ONG ambiental atualnte em Extrema, mas farei contatos e log que obtiver alguma resposta faço um contato com vc. Por favor, envie-me um e-mail e assim saberei como comunicar-me com vc.
    Parabéns pela preocupação. Vamos ajudar a salvar as boas águas de extrema que abastecem o Sistema Cantareira da Grande São Paulo.

    Prof. Jarmuth/SOSRiosBr

    ResponderExcluir
  4. somos moradores de Extrema no bairro dos Forjos estamos enfrentando um grande desafio para com que as pessoas respeitem as nascentes, mas as pessoas não tem a menor educação com o meio ambiente e com as nascentes, eles estão aterrando as nascente, já foram informados e os terrenos estão embargados, mas não existe autoridade para eles. Precisamos muito da ajuda de pessoas que respeitem as nossas àguas. Rua dos Coqueiros, bairros dos Forjos Extrema MG.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br