Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de junho de 2010

Comissão Baleeira busca equilíbrio entre o comércio e a proteção


A Comissão Baleeira Internacional (CBI) tentará impor normas gerais à caça às baleias durante a reunião que será inaugurada na segunda-feira próxima em Agadir (Marrocos), embora isto pressuponha debilitar a moratória que protege os cetáceos desde 1986.

A reunião em Agadir (21-25 de junho) examinará a proposta efetuada pela presidência da CBI que, alegando fazer uso de “caça científica”, sugere um compromisso por um período de dez anos para limitar a caça a três países: Noruega, Islândia e Japão.

Encarregada desde 1946 de administrar a caça aos grandes cetáceos, a CBI está paralisada, dividida entre os países a favor e contra a caça.

Para tentar sair deste impasse, a CBI propôs em abril passado oferecer a estes países, que praticam atualmente a caça com base em quotas auto-atribuídas, outras que legalizariam sua atividade, principalmente no oceano Austral, transformado em “santuário” desde 1994.

A proposta, projetada por encomenda do presidente da CBI, o chileno Cristián Marquieira, foi rejeitada pelo setor dos conservacionistas da CBI, formado por Austrália, o grupo latino-americano e outros países.

Até mesmo se o texto que será discutido em Agadir previr quotas baixas, “continuam sendo elevadas demais no hemisfério norte e inaceitáveis no Oceano Austral”, disse um representante europeu.

Marquieira destacou que a caça às baleias foi suspensa, apesar da moratória em vigor desde 1986, e embora reconheça que a proposta legitima “a caça às baleias”, estima que ela permitirá reduzir o volume de capturas, que agora está em 2.000, para 400 ao ano.

Segundo o responsável chileno, a proposta permitiria salvar “entre 4.000 e 5.000 baleias” nos próximos 10 anos.

Mais de 30.000 baleias foram caçadas desde que entrou em vigor a moratória, contra 70.000 ao ano nos anos 60.

“A moratória é um sucesso, várias espécies estão se recuperando, mas é preciso manter o esforço”, disse Jean-Benoît Charrassin, delegado da comissão científica da CBI.

“E isto, apesar de as baleias fazerem frente a outras ameaças, como as mudanças climáticas, as contaminações e, sobretudo, as capturas acidentais”, jamais mencionadas, declarou Charrassin.

Em uma reunião prévia à de Agadir, os países latino-americanos da CBI concordaram em promover “a eliminação total da caça científica” de cetáceos, em uma declaração na qual afirmam que o plano que a CBI apresentou em abril, destinado a pôr um fim às disputas neste fórum entre países caçadores e conservacionistas, tem “desequilíbrios importantes”.

“O documento (da CBI) apresenta desequilíbrios importantes. O documento propõe concessões imediatas por parte dos países que defendem uma agenda conservacionista e adia a discussão de elementos considerados fundamentais”, destacou a declaração.

Nos próximos 10 anos, “deve haver uma redução significativa e progressiva das quotas previstas (…), até a eliminação total da caça científica” de baleias, destaca o documento.

Às vésperas de Agadir, a CBI, que já assistiu a violentos confrontos, não só se encontra incapaz de chegar a um consenso – e muito menos a maioria de três quartos exigida pelos estatutos -, mas pairam sobre seus trabalhos suspeitas de corrupção.

Segundo repórteres do jornal britânico Sunday Times, representantes africanos e caribenhos admitiram ter votado a favor da caça, após terem recebido promessas de ajuda, dinheiro e prostitutas do Japão.

Apesar de tudo, as grandes organizações não-governamentais como WWF e Greenpeace estimam que a reunião de Agadir poderia terminar com um acordo.

“Ou se chega a um acordo ou se mantém o statu quo, que não satisfaz ninguém”, disse Susan Liebermann, diretora de políticas da organização Pew. (Fonte: Yahoo!)


Não é possivel que você suporte a barra
De olhar nos olhos do que morre em suas mãos
E ver no mar se debater o sofrimento
E até sentir-se um vencedor neste momento

Não é possivel que no fundo do seu peito
Seu coração não tenha lágrimas guardadas
Pra derramar sobre o vermelho derramado
No azul das águas que voce deixou manchadas

Seus netos vão te perguntar em poucos anos
Pelas baleias que cruzavam oceanos
Que eles viram em velhos livros
Ou nos filmes dos arquivos
Dos programas vespertinos de televisão

O gosto amargo do silêncio em sua boca
Vai te levar de volta ao mar e à fúria louca
De uma cauda exposta aos ventos
Em seus últimos momentos
Relembrada num troféu em forma de arpão

Como é possível que voce tenha coragem
De não deixar nascer a vida que se faz
Em outra vida que sem ter lugar seguro
Te pede a chance de existência no futuro

Mudar seu rumo e procurar seus sentimentos
Vai te fazer um verdadeiro vencedor
Ainda é tempo de ouvir a voz dos ventos
Numa canção que fala muito mais de amor

Seus netos vão te perguntar em poucos anos
Pelas baleias que cruzavam oceanos
Que eles viram em velhos livros
Ou nos filmes dos arquivos
Dos programas vespertinos de televisão

O gosto amargo do silêncio em sua boca
Vai te levar de volta ao mar e à furia louca
De uma cauda exposta aos ventos
Em seus últimos momentos
Relembrada num troféu em forma de arpão

Não é possivel que você suporte a barra

(
Composição: Roberto Carlos / Erasmo Carlos)
Fonte: Musica e foto - EspaçoEducar


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br