Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de junho de 2010

EMBRAPA MEIO AMBIENTE E INFORMÁTICA AGROPECUÁRIA DESENVOLVE "SOFTWARE GOTAS"


Software Gotas é apresentado em congresso de aviação agrícola

28.6.2010

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) e a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) desenvolveram um programa de computador, disponibilizado gratuitamente, para analisar a deposição dos agrotóxicos nas culturas. O Software Gotas foi apresentado no Congresso Nacional de Aviação Agrícola 2010, maior evento da área, em Ribeirão Preto, SP, de 23 a 24 de junho.

Imagens das amostras de pulverização coletadas em papel sensível à água são analisadas pelo software, que automaticamente calcula a densidade da deposição, o tamanho real e a uniformidade das gotas, além do volume de calda depositado em litros por hectare, por meio da medição e contagem das manchas das gotas.

Dependendo da forma de amostragem, o programa gera gráficos com a distribuição espacial dos parâmetros, permitindo assim, uma visualização da distribuição de agrotóxicos na área. Os resultados também permitem uma estimativa rápida dos resíduos.

O Gotas fornece um gráfico com a distribuição do defensivo químico no campo cultivado. Com a análise do gráfico, o técnico ajusta as pulverizações, diminuindo a contaminação ambiental e reduzindo o desperdício, com economia de até 50%.

Segundo o pesquisador Aldemir Chaim, da Embrapa Meio Ambiente, a vantagem econômica é ainda maior. Com o seu uso, o técnico sabe como o produto químico está sendo distribuído e pode ajustar os bicos dos pulverizadores.

Para o agrônomo Luiz Guilherme, da Embrapa Meio Ambiente, responsável pelo atendimento no congresso, essa ferramenta é muito útil e muito fácil de ser usada, tanto em pulverizações aéreas como terrestres. A visitação no estande foi intensa, com participação das empresas de pulverização aérea, pilotos, técnicos e estudantes universitários.

O software pode ser solicitado pelo email: sac@cnpma.embrapa.br

Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br