Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de junho de 2010

ESQUECERAM DE AVISAR O PRESIDENTE LULA E LEI DO SANEAMENTO BÁSICO FICOU TRÊS ANOS ENGAVETADA


Saneamento e eleição

26 de junho de 2010
- O Estado de S.Paulo

"Fico sabendo apenas hoje que o decreto não foi publicado porque tem ministro que ainda não assinou", disse então Lula, diante de dois ministros de Estado...

O governo Lula às vezes parece movido a susto. Na semana passada, ao participar da assembleia-geral da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), em Uberaba, Minas Gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confessou ter se assustado ao saber que, aprovada por unanimidade no Senado e por aclamação na Câmara dos Deputados e por ele próprio sancionada há mais de três anos, a Lei de Saneamento Básico não tinha sido inteiramente regulamentada, faltando um decreto seu.

Reconheça-se que, nesse caso, pelo menos, o presidente agiu com presteza e, na segunda-feira passada, menos de uma semana depois de ter levado o susto, assinou o decreto que completa a regulamentação da Lei de Saneamento (Lei 11.445/07).

O presidente da República ficou sabendo do problema não por informação de sua equipe, mas pelo discurso do presidente da Assemae, Arnaldo Luiz Dutra, que lembrou o fato de que o decreto regulamentando o setor de saneamento básico já tinha sido amplamente discutido pelos interessados - governo federal, governos estaduais, prefeituras, empresas públicas, organizações não-governamentais que atuam no setor e grupos privados que pretendem investir em saneamento básico -, seu texto estava pronto, mas continuava parado em alguma gaveta ministerial. "Fico sabendo apenas hoje que o decreto não foi publicado porque tem ministro que ainda não assinou", disse então Lula, diante de dois ministros de Estado, do prefeito de Uberaba e de uma plateia de 1,2 mil gestores da área de saneamento básico e representantes de movimentos sociais ligados à habitação e ao saneamento.

Não foi uma confissão surpreendente. A desarticulação administrativa, que resulta em ineficiência ou até paralisia do governo em diversas áreas, tem sido motivo de críticas frequentes à administração petista. Na área de saneamento básico, atrasos decorrentes de falhas de gestão podem impor custos muito altos para a população que não dispõe de serviços adequados de abastecimento de água tratada e de coleta e tratamento de esgotos e, por isso, convive com índices muito altos de doenças que afetam sobretudo as crianças.

Acertadamente, o presidente da República afirmou, em Uberaba, que "é preciso gastar dinheiro com saneamento básico neste país", pois "coletar e tratar esgoto significa cuidar da saúde da população de forma preventiva". Falou também da necessidade de mudar a visão do administrador público que não se sente estimulado "a colocar manilha debaixo da terra", pois isso não aparece para o eleitor.

Quanto a aparecer para o eleitor, em seus sete anos e meio de governo, Lula tem dado grandes provas de competência, inclusive no setor de saneamento básico. A principal diretriz da Lei de Saneamento Básico é garantir a universalidade do atendimento - isto é, estender a rede de água e esgoto a todas as habitações do País -, o que exige marco regulatório adequado, que facilite os investimentos públicos e privados, programas governamentais eficientes e disponibilidade de recursos.

MUNICÍPIOS NÃO TEM COMO CUMPRIR EXIGÊNCIAS DO PAC

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), principal peça de propaganda do governo em favor de sua candidata à Presidência, previu a aplicação de R$ 10 bilhões por ano em saneamento básico entre 2007 e 2010 e de R$ 11,4 bilhões em 2011. Mas, para esse dinheiro chegar aos municípios necessitados, é necessário que suas prefeituras disponham de planos aprovados pelas respectivas Câmaras Municipais, exigência que somente umas poucas centenas de municípios, entre os mais de 5,5 mil do País, tinham condições de cumprir.

O prazo para a aprovação desses planos terminava em 31 de dezembro deste ano. A prorrogação do prazo, no decreto de regulamentação da lei, era um dos itens pelos quais mais se empenhavam os prefeitos e os representantes dos serviços municipais de saneamento básico.

Mais uma vez demonstrando sua grande sensibilidade eleitoral, Lula assinou o decreto regulamentando a Lei de Saneamento durante a 4.ª Conferência Nacional das Cidades, realizada em Brasília, que ele conseguiu transformar numa grande festa política, com a ostensiva presença de grupos que apoiam a candidata governista à Presidência. Fonte: O Estado de SP

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

3 comentários:

  1. Sempre que posso visito este este blog, pois sempre o achei muito útil, como instrumento de informação e para nós controlarmos à como anda os interesses de nossos governantes, digo governantes porque são muitos e poucos são aqueles que verdadeiramente estão preocupados por este assunto do meio ambiente, isso é minha opinião, espero estar errada, parabéns por este blog e por todas as postagens aqui colocadas....servem de matéria para escolas e faculdades pesquisarem....é muita informação... e bastante útil....JO

    ResponderExcluir
  2. Profª Myrna Guimarães - São Paulo30 junho, 2010 19:16

    Não poderia ser diferente...
    Além do Presidente Lula ser totalmente contra os ambientalistas, os problemas da preservação das florestas (que pelo jeito gostaria de derrubar tudo), as questões ambientais que prejudicam os ribeirinhos e pequenos produtores a sua assessoria é bem pouco eficiente.
    Não é a primeira vez que importantes Projetos, Leis e Decretos "são esquecidos por anos" nas gavetas do Poder...
    Faço idéia de quantas Leis estão há anos "esquecidas" sem os respectivos decretos para regulamentá-las...
    Se fosse para beneficiar grandes banqueiros, poderosas montadoras, latifundiários com dólares escondidos no exterior e possuidores de grandes fortunas, certamente os "assessores especiais" do Presidente não "esqueceriam nas gavetas do Planalto"....

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao confessar ter se assustado ao saber que, aprovada por unanimidade no Senado e por aclamação na Câmara dos Deputados e por ele próprio sancionada há mais de três anos, a Lei de Saneamento Básico não tinha sido inteiramente regulamentada, mostra como são tratadas as coisas importantes por sua assessoria.
    Creio que é preciso criar o "MINISTÉRIO DO ALEMBRAMENTO" entre as dezenas e dezenas de Ministérios que a maioria dos brasileiros nem sabe que existem...quem sabe assim, o NOVO MINISTRO e milhares de auxiiliares que serão contratados não deixem mais essas coisas acontecer!!!

    ResponderExcluir
  3. ÊTA PESSOALZINHO FRACO EM TUDO, HEIN?

    POBRE PAÍS NA MÃO DESSA GENTE...

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br