Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de junho de 2010

IMPLANTAÇÃO DE "PCHs" NA BACIA DO RIO TUCURUÍ SERÁ DEBATIDA HOJE (25) NA UEMS

Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) são usinas de geração de energia elétrica a partir do aproveitamento do potencial hidráulico com capacidade instalada superior a 1 MW e inferior ou igual a 30 MW,

Audiência pública no Mato Grosso do Sul vai discutir implantação de PCHs na bacia do Taquari

Amanhã, 25, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul promove, a partir das 19 horas, uma audiência pública para debater a proposta de implantação de Pequenas Centrais Hidrelétricas, PCHs, na bacia do Taquari.

Serão apresentadas informações detalhadas sobre a implantação da PCH de Mundo Novo, no Rio Jauru, em Coxim, MS. Vários setores da sociedade têm solicitado dados sobre o projeto, como ambientalistas, produtores culturais, pescadores e entidades ambientais.

“Os processos de licenciamento isolados desses empreendimentos escondem o grande impacto negativo integrado que o conjunto das obras deverá causar à vida pantaneira, além da inevitável escassez de cardumes pesqueiros e avifauna diversa do pantanal”, avaliou o turismólogo Ariel Albrecht.

A audiência, na opinião de Albrecht, é um dos mecanismos de participação e de controle popular no Estado Social e Democrático de Direito, espaço destinado ao exercício do contraditório e da plena defesa do particular frente aos atos do poder público.

Segundo ele, outras duas dezenas de empreendimentos semelhantes estão previstos para a microbacia da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai, na do Taquari, as PCHs devem ser instaladas em seus principais rios: o próprio Taquari, o Coxim e o Jauru.
*Com informações da UEMS.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br