Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de junho de 2010

UNESP E MCT VÃO IMPLANTAR NÚCLEO DE ESTUDOS AVANÇADOS DO MAR EM S. VICENTE (SP)


A Câmara Municipal de São Vicente aprovou, em duas instâncias, o projeto de lei do prefeito Tércio Garcia, que autoriza a Prefeitura Municipal a doar a Universidade Estadual Paulista (Unesp), uma área na Cidade Náutica para a implantação do Núcleo de Estudos Avançados do Mar - Um olhar para o Pré-Sal.

São Paulo vai implantar Núcleo de Estudos Avançados do Mar para elaborar estratégias de exploração do pré-sal

Um convênio firmado entre a Universidade Estadual Paulista, Unesp, e o Ministério da Ciência e Tecnologia, MCT, prevê a implantação do Núcleo de Estudos Avançados do Mar, em São Vicente, SP. O MCT vai destinar R$ 25 milhões para a compra de equipamentos para pesquisas.

Uma das linhas de estudo será o pré-sal, além da geologia, aquicultura, meio ambiente, recursos naturais e pesca.
Recentes descobertas no litoral paulista deram origem aos estudo, para o desenvolvimento de estratégias para exploração de hidrocarbonetos, como petróleo, gás e carvão mineral.

Ao todo, 117 especialistas estarão envolvidos no Núcleo de Estudos. “Jovens pesquisadores terão a oportunidade de se qualificar para atuar nos mais diversos segmentos que devem surgir a partir da exploração do pré-sal”, disse o reitor, Herman Jacobus Cornelis Voorwald.

Entre os aparelhos que serão adquiridos, estão diferentes tipos de espectrômetros de massa, que podem avaliar a densidade de petróleo bruto e identificar precisamente a presença de poluentes na água.

Uma plataforma de análise genética vai beneficiar os estudos em genômica. Trata-se de uma espécie de computador de alta capacidade que processa informações dos genes.

A Universidade desenvolve pesquisas na área, também, no Centro de Pesquisas e Ensino em Geologia e Ciências Ambientais Aplicados ao Petróleo, criado em parceria com a Petrobrás e que deve entrar em operação em agosto, no campus de Rio Claro.
*Com informações da Unesp.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br