Por causa da baixa umidade, Defesa Civil decreta estado de atenção em São Paulo
Por causa da baixa umidade do ar, a Defesa Civil decretou nesta sexta-feira (18) estado de atenção na cidade de São Paulo. De acordo com o órgão, a umidade relativa do ar ficou perto dos 30% nas horas mais quentes do dia. A recomendação da Defesa Civil é de que os paulistanos evitem a prática de exercícios e a exposição ao sol entre as 11h e as 15h e bebam bastante líquido. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que a qualidade do ar no estado de São Paulo nas últimas 24 horas foi regular e que esta situação deve se repetir no sábado (19). Se a umidade continuar baixa, a Cetesb pode fazer o alerta de estado de inadequação.
O gerente do Departamento de Qualidade Ambiental da Cetesb, Carlos Komatsu, explicou que a qualidade do ar costuma piorar nesta época de temperatura e umidade mais baixas. “Normalmente esse é um período mais seco, com muito menos chuva e o que acontece é que os poluentes vão se acumulando na atmosfera, alguns deles chegando a um nível que pode causar algum incômodo e afetar a saúde da poluição”.
Os principais poluentes, segundo ele, são monóxido de carbono, ozônio, dióxido de enxofre e o dióxido de nitrogênio. “Nesta época do ano, a concentração de monóxido de carbono e material particulado [partículas inaláveis] aumenta por causa da piora da dispersão”, explicou Komatsu.
No entanto, o gerente disse que o poluente que tem mais chamado a atenção da Cetesb é o ozônio, que tem se espalhado por várias regiões do estado. “Apesar de não se formar nessa época do ano, é o poluente que mais preocupa porque temos registrado que o ozônio tem o maior número de ultrapassagens do padrão de qualidade do ar”.
Para controlar essa poluição, segundo Komatsu, é necessário atacar as fontes. “Se há uma ação em cima das indústrias, estabelecendo metas de redução, pode-se reduzir a emissão de poluentes”, afirmou. Outra forma para reduzir a poluição seria submeter os veículos à inspeção veicular e também evitar o uso de automóveis. “O interessante para se reduzir a emissão definitivamente é que não tenha, ou tenha menos, veículos em circulação. Para isso acontecer, deve-se investir em transporte público de qualidade para que as pessoas deixem seus veículos nas garagens”. (Fonte: Elaine Patricia Cruz/ Agência Brasil)
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br