Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de junho de 2010

PRINCIPAL OBSTÁCULO PARA COMBATE ÀS ENCHENTES NO NORDESTE: FALTA DE PLANEJAMENTO

Várias pontes foram levadas pelas enchentes


Ausência de planejamento é o maior entrave

Formas de prevenção já são conhecidas, afirma analista

Alessandra Duarte


Falta de planejamento dos governos, mais que de conhecimento, é o principal obstáculo para o combate às enchentes no Nordeste. Segundo José Oswaldo de Araújo Filho, professor do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB), as formas de prevenção para o problema já são conhecidas.

- Todos sabem que o Nordeste tem secas longas e chuvas torrenciais; que, em determinados meses do ano, haverá muita chuva e enxurrada. Todo ano vemos cidades de médio e pequeno porte, com população ribeirinha, sofrendo com isso. Já se sabe que vai acontecer, então o problema maior é falta de planejamento, principalmente dos governos estaduais e federal, que é quem tem dinheiro para esse trabalho. Porque a tecnologia brasileira, hoje, é suficiente para dar respaldo a essa situação. Seria preciso planejamento geotécnico, de ocupação do solo. Uma distância mínima de segurança entre a ocupação e a margem do rio, por exemplo, em solo firme, sem encosta íngreme, seria de 50 metros em média, mas vemos, ao contrário, casas encostadas na beira do rio.

Outras medidas, diz, seriam a remoção prévia de famílias ribeirinhas e ações contra desmatamento, problema recorrente em periferias urbanas, e que aumenta o risco de enchente. Para Araújo Filho, haveria mais ações contra seca na região do que contra chuvas porque as enchentes "aparecem mais":

- Hoje, o que há é uma política para remediar, sem integração entre municípios, estados e União, e mais custosa do que o planejamento, pois envolve reconstrução de casas e bairros inteiros, além da perda de vidas. Se a região tem seca e chuvas, por que a seca é alvo maior de políticas? Porque tem efeitos mais prolongados, então, para os governantes, aparece mais uma medida como açudes e barragens. Porque a enchente acontece agora, e daqui a uns três meses não se fala mais nela. Fonte: Blog do Noblat

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br