Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

CELEBRANDO O DIA DO RIO - 24 DE NOVEMBRO


CELEBRANDO O DIA DO RIO - 24 DE NOVEMBRO E INCENTIVANDO A SUA PRESERVAÇÃO


Dia do Rio  - 24 De Novembro

OS RIOS SÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A VIDA NOS MAIS VARIADOS ECOSSISTEMAS. A VEGETAÇÃO EXISTENTE NAS MARGENS DE RIOS DENOMINA-SE DE MATA CILIAR (OU MATA DE GALERIA, OU FLORESTA RIPÁRIA).


Redação Ambiente Brasil
 
O Dia do Rio é comemorado em 24 de novembro, assim como o Dia Mundial da Água é comemorado no Dia 22 de março - estas datas foram instituídas devido a grande preocupação com a escassez da água, assim como a preservação e proteção dos recursos naturais.
Proteção - Os rios são de grande importância para a vida nos mais variados ecossistemas. A vegetação existente nas margens de rios denomina-se de Mata Ciliar (ou Mata de Galeria, ou Floresta Ripária). É de vital importância preservarmos a mata ciliar, pois a mesma evita o processo de erosão do solo, já que parte da água que escoa das chuvas é retida pelas raízes dessa vegetação. 
q
Mata Ciliar
A Mata Ciliar exerce um papel fundamental na proteção dos rios, funcionando como se fosse uma esponja. A Mata Ciliar não só protege os rios como evita o ressecamento do solo, a erosão e o desbarrancamento, mas também preserva a flora e a fauna que habitam estas áreas, contribuindo para evitar o desaparecimento de espécies. A Mata Ciliar é protegida pelo  Novo Código Florestal Brasileiro (Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012) 
Segundo esta lei, a área de proteção das margens dos rios, varia de acordo com a largura do rio:
- 30 metros para matas ciliares em rios de até 10 metros de largura; quando houver área consolidada em APP de rio de até 10 metros de largura, reduz-se a largura mínima da mata para 15 metros. 50 metros nas margens de rios entre 10 e 50 metros de largura, e ao redor de nascentes de qualquer dimensão. 100 metros nas margens de rios entre 50 e 200 metros de largura. 200 metros para rios entre 200 e 600 metros de largura. 500 metros nas margens de rios com largura superior a 600 metros. 100 metros nas bordas de chapadas. Permite a supressão de vegetação em APPs e atividades consolidades até 2008, desde que por utilidade pública, interesse social ou de baixo impacto ambiental, incluídas atividades agrossilvipastoris, ecoturismo e turismo rural. Outras atividades em APPs podem ser permitidas pelos estados por meio de Programas de Regularização Ambiental (PRA). A supressão de vegetação nativa de nascentes, de dunas e restingas somente poderá se dar em caso de utilidade pública  
Potencial - Recursos Hídricos - O Brasil possui a maior disponibilidade hídrica do planeta, ou seja, 13,8% do deflúvio médio mundial. Há três grandes unidades hidrográficas: Amazonas, São Francisco e Paraná, onde estão concentradas cerca de 80% da produção hídrica do país. Estas bacias cobrem cerca de 72% do território brasileiro, destacando-se a Bacia Amazônica, que possui cerca de 60% da superfície do País.
Transporte e Economia - Hidrovias: A navegação fluvial no Brasil está numa posição inferior em relação aos outros sistemas de transportes. É o sistema de menor participação no transporte de mercadoria no Brasil. Isto ocorre devido a vários fatores. Muitos rios do Brasil são de planalto, por exemplo, apresentando-se encachoeirados, portanto, dificultam a navegação. É o caso dos rios Tietê, Paraná, Grande, São Francisco e outros. Os rios de planície são facilmente navegáveis (Amazonas e Paraguai), os quais encontram-se afastados dos grandes centros econômicos do Brasil. 
O Brasil tem mais de 4 mil quilômetros de costa atlântica navegável e milhares de quilômetros de rios. Apesar de boa parte dos rios navegáveis estarem na Amazônia, o transporte nessa região não tem grande importância econômica, por não haver nessa parte do País mercados produtores e consumidores de peso. Os trechos hidroviários mais importantes, do ponto de vista econômico, encontram-se no Sudeste e no Sul do País. Entre as principais hidrovias brasileiras, destacam-se duas: Hidrovia Tietê-Paraná e a Hidrovia Taguari-Guaíba. Hidrovias e Portos da Amazônia Legal.
Hidrelétricas - A Rede Hidrometeorológica Nacional, conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, é composta hoje por 5.138 estações, das quais 2.234 pluviométricas, 1.874 fluviométricas e 1.030 de outros tipos, como sedimentométricas, telemétricas, de qualidade das águas, evaporimétricas e climatológicas. A energia elétrica/hídrica atende a cerca de 92% dos domicílios no país. A produção de energia é realizada por usinas hidrelétricas e termoelétricas, sendo que as usinas hidrelétricas respondem, por cerca de 97% da energia elétrica gerada, sendo que no Brasil, destaca-se a Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo.
Biodiversidade - Nos rios habitam milhares de espécies da fauna e da flora, desde a grande diversidade de peixes até as diversas e coloridas macrófitas, podendo até formar distintos hábitats que proporcionam a existência de outros organismos. Nos rios ainda observamos fenômenos, como a pororoca, a piracema e o ciclo hidrológico. O Pantanal Matogrossense é um grande ecossistema formado por rios e que abriga inúmeras espécies aquáticas de peixes, aves, répteis, mamíferos e milhares de invertebrados, apresentando um dos mais belos espetáculos da natureza. 
Poluição - Atualmente, com a grande industrialização e o forte crescimento de centros urbanos, os rios estão sendo cada vez mais poluídos, através dos esgotos que são despejados diretamente neles, através de despejos químicos de grandes indústrias, ou até mesmo das populações que moram em seus entornos, jogando resíduos e outros detritos que alteram a qualidade e a composição da água, assim prejudicando todos os organismos que dele necessitam. Muitas doenças são contraídas através de águas poluídas, como a cólera, esquistossomose, teníase, febre entre outras. AMBIENTE BRASIL
 

EM MUITAS BACIAS HIDROGRÁFICAS  ONDE SE PERMITE POLUIR OS CURSOS D'ÁGUA COM LIXO E ESGOTOS SEM TRATAMENTO, POR FALTA DE FISCALIZAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS LEIS EM VIGOR, JÁ ACONTECEM SÉRIOS PROBLEMAS DE ESCASSEZ DE ÁGUA NAS SUAS COMUNIDADES!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

*****************************

VISITE NOSSA PÁGINA: "OS RIOS MAIS POLUÍDOS DO BRASIL"


******************************************

DIA DO RIO PARAGUAI

Procissão fluvial e atividades culturais vão marcar as 

comemorações do Dia do Rio Paraguai

Foto: Jornal Oeste


No próximo domingo, 14, comemora-se o Dia do rio Paraguai, instituido no Estado por Lei Estadual. Para marcar a data, como ocorre a doze anos, o Fórum de Luta das Entidades de Cáceres (Flec), está realizando uma ampla programação. Na próxima quarta-feira, 6, as atividades serão concentradas em Reserva do Cabaçal com a criação do Comitê de Bacia do Rio Cabaçal. No dia 10, o movimento participa do 25º Mutirão de Limpeza do rio Paraguai. Entre os dias 12 e 14, as atividades estarão concentradas no Encontro Internacional de Pesca que será realizado no Hotel Village, em Cáceres.


Já nos dias 14 e 15 na Chácara Tuiuiú ocorrerá uma Assembléia Geral da Rede Pantanal.

Ainda na programação, está prevista para o período de 10 a 14 atividades ambientais sobre a coordenação da Secretaria de Educação e do Projeto Lobo Guará

Finalmente no dia 14, está prevista uma procissão fluvial e apresentações culturais na Praça Barão do Rio Branco. Veja a programação completa abaixo:

06/11/13
Assembleia da Criação do Comitê de Bacia do Rio Cabaçal

Local: RESERVA DO CABAÇAL

Horário: 09:30

10/11/13

LIMPEZA DO RIO PARAGUAI –
Horário: 07:00

12 a 14/11/13
Encontro Internacional de Pesca
Local; Hotel Village
Horário: 09:00

14 e 15/11/13

ASSEMBLEÍA DA REDE PANTANAL-

Local: Chácara Tuiuiú
Horário: 18:00

10 a 14/11

ARTICULAÇÃO NAS ESCOLAS

Secretaria M. de Educação
Projeto Lobo Guará

14/11/13
Assembleia Popular

RIO PARAGUAI/PANTANAL
PRAÇA BARÃO
06:00- Romaria Fluvial do Rio Paraguai
07:00- Ato Público pelo Rio- Caís da Praça Barão
07:30- Feira Pantaneira- Praça Barão
10:30- Representantes de ONGS, MUNICIPIOS, COMITÊS, ORGÃOS PÚBLICOS, SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES e outros documentar encaminhamentos. Local: SEMATUR
14:00- Compromisso e Encerramento

Local: PRAÇA BARÃO

Fonte: JORNAL OESTE

*********************************
COMEMORAÇÕES DO DIA DO RIO ARAGUAIA






No dia 30 de junho de cada ano será comemorado o “Dia do Rio Araguaia”, esta é foi uma maneira para homenagear o rio mais importante de Mato Grosso e de toda a Região Centro – Oeste do Brasil.

A secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso - SEMA, por meio da Diretoria da Unidade Descentralizada de Barra do Garças,  instituiu essa data por meio de uma Lei Estadual o Dia do Rio Araguaia que será comemorado anualmente em 30 de Junho.

O motivo segundo assessoria do Estado é que a data estimule a adoção de atitudes cotidianas em prol deste importante recurso hídrico por partes das diferentes instituições públicas e privadas, como também, por parte dos cidadãos comuns.
A comemoração segundo o Secretario de Meio Ambiente de Barra do Garças – MT, Marcio Vinicius – PV,  anseia pelo desenvolvimento em todas as suas faces, de maneira sustentável, primando pelo equilíbrio ecológico e a sadia qualidade de vida do Rio e de todos os ecossistemas ligado a Ele.

texto: Profº "KK"

Vejam as fotos das comemorações do Dia do Rio Araguaia em 2013 - Água Boa (MT)

Info Po





*************************************


DIA 24 DE NOVEMBRO É O DIA DO RIO

Dia do Rio
Rio Meia Ponte no município de Pontalina - GO

E por que essa data é tão importante para nós?
Segundo a WikipédiaUm rio ou flúmen é uma corrente natural de água que flui com continuidade (curso de água). Possui um caudal considerável e desemboca no mar, num lago ou noutro rio, e em tal caso denomina-se afluente. Podem apresentar várias redes de drenagem.
Segundo a mesma Wikipédia, os elementos de um rio são:
Afluente é o nome dado aos rios menores que desaguam em rios principais.
Confluência Termo que define a junção de dois ou mais rios ou ainda a convergência para um determinado ponto.
Foz é o local onde desagua um rio, podendo dar-se em outro rio, em um lago ou no oceano.
Jusante é qualquer ponto ou seção do rio que se localize depois (isto é, em direção à foz) de um outro ponto referencial fixado.
Leito Local onde o rio corre. É o solo que fica entre as margens, por onde as águas do rio escorrem.
Margem As laterais do curso do rio que delimitam sua largura. Virado para jusante tem-se à direita a margem direita e à esquerda a margem esquerda.
Montante é qualquer ponto ou seção do rio que se localize antes (isto é, em direção à nascente) de um outro ponto referencial fixado.
Nascente é o ponto onde se originam as águas do rio.
Talvegue é a linha que se encontra no meio da região mais profunda de um rio e onde a corrente é mais rápida.
Vausitio onde corre a agua

Devido aos rios, várias cidades ou civilizações cresceram e prosperaram. Suas águas foram e ainda são utilizadas para abastecimento público, dessedentação de animais, transporte, agricultura,  diluição de efluentes, entre outros.

Devido ao crescimento populacional, os rios que deveriam ser objeto de contemplação e admiração pela população tem sido alvo de inúmeras agressões. A poluição fluvial é a principal, ela provoca danos irreversíveis a  ecossistemas inteiros, além de tornar a água imprópria para qualquer outro fim que não seja a navegação e a própria diluição de mais esgotos domésticos ou industriais.
Os prejuízos para a população em geral são incalculáveis. O custo para tratamento da água para consumo humano se torna enorme, a biodiversidade no interior do rio e em seu entorno diminuem consideravelmente, os gastos com saúde pública aumentam, visto que a água contaminada serve de veículo para diversas doenças que causam várias internações e mortes por ano.
A população também perde uma fonte importante de lazera poluição afasta as pessoas, e estas deixam até de se importar com o rio, o descaso e o desprezo imperam, e este importante personagem da história desaparece como um indigente em meio a selva de pedra.
O dia do Rio foi então criado para que pelo menos uma vez no ano  a  população tenha suas atenções voltadas para um rio, córrego, arroio, riacho de sua localidade, promovendo ações de limpeza, educação ambiental, seminários, cobrando as autoridades pela coleta e tratamento total do esgoto, denunciando agressões , discutindo soluçõesUm dia apenas é muito pouco, pela importância da água para todos nós,  os 365 dias do ano deveriam ser declarados, “Dia do Rio”.
Um Feliz dia do Rio para todos os rios do Brasil e do Mundo!


***********************************

COMEMORAÇÃO AO DIA DO RIO EM PIRAQUARA (PR) - "24 DE NOV DIA DO RIO"
piraquarario
Foto: Prefeitura de Piraquara -  Foto: Luiz Kavetski

Piraquara realiza programação especial em comemoração ao Dia do Rio

O município de Piraquara (PR) irá se mobilizar em prol da preservação do meio ambiente, mais especificamente na preservação dos rios e do imenso potencial hídrico que possui. Em celebração ao Dia do Rio, que é comemorada no dia 24 de novembro, até o início de dezembro, diversas atividades de conscientização e educação ambiental serão promovidas.
Dia do Rio
Comemorado em 24 de novembro, o Dia do Rio foi uma iniciativa do Rotary Club de Piraquara em 1991, entrando oficialmente ao calendário de evento do município de Piraquara em 22 de novembro de 1991, por meio da Lei Municipal nº98/91
O Dia do Rio é um programa de conscientização, que tem por objetivo reverter o quadro de degradação que os rios vêm sofrendo, de forma a evitar a escassez de água, com a preservação e proteção dos recursos naturais, garantindo água em quantidade e qualidade as futuras gerações.
Programação
A programação de atividades para o Dia do Rio teve início no último domingo (10) com a realização da 1º Caicada Ecológica nas Águas de Piraquara, que reuniu cerca de 30 participantes.
A celebração do Dia do Rio em Piraquara envolve diversas secretarias municipais da Prefeitura de Piraquara, Rotary Club de Piraquara, Sanepar, Movimentos Religiosos do município, entre outras entidades não governamentais e a comunidade em geral.
Ao longo de novembro e dezembro outros eventos ecológicos também serão realizados, confira abaixo a programação completa.
Dia 23 de novembro
Ato Cívico e Religioso
Grupo Escoteiros Guardiões das Águas
Local: Vila da Cidadania
Início: 09h
Mutirão de Limpeza da Represa Piraquara II
Concentração Casa Cultura da Água - Sanepar (Botiatuvinha)
Início: 09h
Informações e inscrições: mananciais da serra@sanepar.com.br / 3673-3310
Atos Religiosos - Missas e Cultos
Dia 24 de novembro
8 ª Caminhada Internacional da Natureza
Saída e Chegada: Parque Trentino - Colônia Santa Maria
Saída: entre 09h e 11h
Percurso: 12 km
Informações e inscrições: 3673-4442 e 3673-0186
Dia 26 de novembro
Seção Solene alusiva ao Dia do Rio
Local: Câmara Municipal de Piraquara
Início: 19h
Dia 01 de dezembro
2ª Pedalada Internacional da Natureza
Concentração: Parque Trentino - Colônia Santa Maria
Saída: 10h30
Percurso: 25km
Informações e Inscrições: 3673-4442 e 3673-0186
Foto: Luiz Kavetski
Fonte: http://agoraparana.uol.com.br/cidades/piraquara/

       ******************************************

VII EXPEDIÇÃO DO ALTO IGUAÇU EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO RIO - 23 A 25 NOV - SÃO MATEUS DO SUL (PR)


A Água é essencial para a Vida, a civilização é em parte, um diálogo entre o Homem e a Água ( Indira Gandhi ).


VII Expedição do Alto Iguaçu 


comemora o Dia Do Rio


Começa na sexta feira (23-11) a VII Expedição do Alto Iguaçu, que tem como premissa analisar os aspectos físicos, químicos, naturais e os fatores antrópicos do principal rio paranaense, o Iguaçu, na sub-região conhecida como Alto Iguaçu, no trecho entre Porto Amazonas e São Mateus do Sul.
Com uma equipe técnica formada por biólogos, mestres e doutores, ambientalistas voluntários e o Instituto Ambiental do Paraná -IAP, a Expedição do Alto Iguaçu busca, através da coleta de dados com imagens (foto e vídeo) e da análise da água, obter parâmetros técnicos para nortear políticas públicas para conservação da natureza.
Realizado desde 2006, a primeira fase do projeto se estenderá até 2016, tornando o projeto a pesquisa científica mais completa em relação ao rio, neste espaço geográfico.
OSCIP GARI – Grupo Ambientalista do Rio Iguaçu que organiza o  evento científico,  esta finalizando os últimos detalhes para o sucesso da expedição, este ano ela terá duração de 3 dias,  sexta feira saída Porto Amazonas com pernoite na balsa de Vila Palmira -São João do Triunfo (aprox 74 km),  no sábado saída de Vila Palmira com destino São Mateus do Sul (aprox 75 km),  no domingo os integrantes  participarão das atividades do  XIII Encontro Ecológico e 10º Bóia-Cross que acontecerá em São Mateus do Sul, este evento também comemora o dia do Rio 24-11 (Lei no. 11275 de 21/12/95 |Porto Amazonas Lei Municipal 780/2006) e vai ser aberto ao publico.


PROGRAMAÇÃO DO XIII ENCONTRO ECOLÓGICO DO RIO IGUAÇU e 10º BÓIA-CROSS (São Mateus do Sul PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br