Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de junho de 2010

SOS RIO IRANI - ARVOREDO (SC)

Boa Tarde
Prof. Jarmuth

Meu nome é Marilene Piccoli, sou formada em turismo (turismóloga).

Estive olhando o SOS rios do Brasil e gostei muito.

Todas as pessoas deveriam ter consciência de que devemos preservar o meio ambiente, principalmente os RIOS....

Moro em uma cidade pequena, pouco mais de dois mil habitantes em Arvoredo/SC, próximo a uma cidade grande! Chapecó no Grande Oeste/SC

Temos um problema aqui em minha cidade com o excesso de construção de barragens.....As empresas estão destruindo todo o leito natural do Rio Irani, as cachoeiras para construir PCHs........ja existem 3 PCHs em nosso Municipio.....Agora querem construir mais uma, a qual "afogara" todo o Rio....

Formamos um grupo denominado Amigos do Rio Irani, lançamos uma campanha de preservação do rio em jornais locais, panfletos nas ruas......... para impedir a construção da PCH.

Algumas pessoas estão nos ajudando........
Fizemos um abaixo assinado pela preservação do Rio... Mas nem todos assinam.

Encontramos vários entraves, a maioria da população da cidade ñ esta muito preocupada com o meio ambiente, só pensam que uma PCH traz retorno econômico para o município.....

Outros têm terras nas margens dos rios, só querem a indenização.....

Aqui existe turismo neste Rio, temos o CAMPING PRIMAVERA LTDA, muito conceituado na região...E muito visitado pelas pessoas da região durante a temporada de verão!
Gostaria de um parecer seu de nosso problema, orientação, pessoas que possam nos ajudar......
Não somos contra PCHs, pois sabemos que a energia é necessária, mas somos contra a destruição de pontos turísticos e cachoeiras.... Temos que preservar algumas partes dos rios...... Eles não podem desaparecer por completo..........E as gerações futuras como vão ficar?????
Atenciosamente
Grata
Mary


NOSSO APOIO AOS "AMIGOS DO RIO IRANI" DE ARVOREDO (SC)

Olá Marilene,

Não conheço Arvoredo, mas a região e Chapecó eu conheço.
Esse problema é bem grave e preocupante.
As PCHs em determinados locais são a solução ideal e muito recomendadas, em outros não, pois causam problemas como vcs estão enfrentando.

Vou reunir algum material de pesquisa que tenho arquivado, com várias manifestações (favoráveis e contrárias às PCHs) e prometo lhe enviar na próxima semana.

O Blog SOS Rios do Brasil está à disposição dos "Amigos do Rio Irani" para divulgar o movimento, as belas fotos do pessoal fazendo rafting e outros esportes fluviais, os manifestos e releases, fotos e vídeos que desejarem tornar público, bem como os apelos em favor do Rio Irani.
Vamos manter contato via e-mail e qualquer evento ou ação que venham a fazer, favor nos informar com antecedência.

Com sua permissão vou enviar seu e-mail para uma grande amiga e colaboradora a Profª Amyra El Khalili que dá aulas de pós-graduação, senão me engano na UNI-OESTE em Chapecó e conhece muita gente que talvez possa ajudar vocês nessa boa briga.

Procure saber se próximo de vocês, ou em algum municipio cortado pelo Rio Irani existe um Comite de Bacia hidrográfica....Ele poderão dar um ótimo suporte técnico e orientação em geral para vocês...

Mantenha-me informado e aguarde os artigos que vou lhe enviar.
Parabéns pela disposição e coragem...vamos dar um "SOS RIO IRANI (SC)"...e ajudar a salvá-lo!

Saudações eco-fluviais,

Prof. Jarmuth


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. olá professor, li o artigo sobre o Rio Irani (Arvoredo-SC) e gostaria de deixar aki meu comentário sobre o assunto. Eu e equipe (Cezar, Luiz carlos sander, Cristian, Volmir), praticamos rafting neste rio durante alguns anos e levamos centenas de pessoas, turistas para esta região de arvoredo para praticar rafting, tirolesa e caminhada em trilhas ecológicas. Depois da destruição do rio para construção de PHC ficamos sem ter onde praticar rafting. Com isso tambem deixamos de levar turistas para os campings da cidade. Arvoredo ficou, com toda certeza, sem atração turistica. Quantas pessoas irão até Arvoredo para conhecer uma Hidrelétrica? O Rio Irani era o nosso esporte, era o nosso "ganha pão", era a nossa motivação. Tambem nçao sou contra a geração de energia, mas essa energia poderia ser gerada através do vento ja que é uma região de terra dobrada, ou através do esterco produzido excessivamente por suinocultores e até por alguns empresários e órgaõs facilitadores e doadores de alvarás. Vale lembrar que toda pessoa que se sinta prejudicada ou teve sua empresa prejudicada pela construção de PHC's na regiçao de Arvoredo ou em qualquer lugar do Brasil, poderá entrar com processo judicial contra a construtora reavendo todo prejuizo obtido com a construção da usina e tambem ter seus lucros antecipados pela mesma. Eu fiz isso, ainda nao recebi, mas estou em processo.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br