Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de junho de 2010

CRÍTICAS A BELO MONTE SÃO "FANTASIAS", DIZ LULA


Presidente sugere que críticas à usina são "fantasias"

Em viagem à região onde será construída a hidrelétrica de Belo Monte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu na terça-feira (22) em Altamira (PA) que as críticas à usina são “fantasias”.

Segundo Lula, os críticos da obra são como ele já foi no passado: bem intencionados, mas mal informados.

“Quando eu tinha a idade deles [críticos] eu ia para o Paraná fazer manifestações contra a construção de Itaipu”, afirmou.

“Os contrários, por falta de informação, diziam que o lago de Itaipu iria provocar terremotos na região. [...] Eles diziam que Itaipu iria mudar todo o clima da região. [...] Que a água iria vazar por baixo da Terra e que iria mudar o eixo da Terra”, disse, gerando risos na plateia.

“Por estas fantasias construídas que a gente não tem de ter medo de debater. São por estas fantasias construídas que nós precisamos dizer: o Estado do Pará e a região do Xingu não podem prescindir de Belo Monte”, afirmou Lula.

Dentre os críticos da hidrelétrica há um grupo de dezenas de acadêmicos de institutos de pesquisa de ponta, como USP (Universidade de São Paulo) e ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Eles produziram um relatório de centenas de páginas com análises científicas sobre a usina, tentando demonstrar a inviabilidade do projeto de R$ 25 bilhões.

Lula falou no final da manhã de terça-feira, para uma multidão de ao menos 8.000 pessoas, em um estádio de futebol. A cerimônia foi um “ato pelo desenvolvimento de Belo Monte”.

Durante o ato, um pequeno grupo, de no máximo cem pessoas, protestou contra a usina, na frente do estádio, com faixas e palavras de ordem.

O presidente os chamou de “meia dúzia de jovens bem intencionados” e afirmou que, mesmo depois de sair da Presidência, continuará fiscalizando a construção da hidrelétrica.

Vazamento de óleo – Antes de voar para Marabá (PA), onde continuaria sua agenda, Lula ainda criticou norte-americanos que são contra o projeto.

“Certamente, ele [crítico de Belo Monte] ficaria encantado com o americano que veio aqui. Eles [americanos] deveriam ir lá tirar o petróleo do golfo do México que está poluindo o oceano.”

O comentário foi uma alusão às ONGs estrangeiras que ajudam a articular a resistência contra a hidrelétrica. (Fonte: João Carlos Magalhães/ Folha.com)



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br