Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de junho de 2010

RIO DE JANEIRO PRIORIZA A REVITALIZAÇÃO DO CANAL DO FUNDÃO

Trecho do Canal do Fundão, no Rio de Janeiro, que será recuperado pelo Governo Federal; recuperação custará R$ 270 milhões (Ana Carolina Fernandes/Folha Imagem)


16/06/2010
Revitalização do Canal do Fundão deve ser concluída no primeiro semestre de 2011

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro - As obras de revitalização do Canal do Fundão, que separa a Ilha do Fundão da zona norte da cidade do Rio de Janeiro, deverão ser concluídas até o primeiro semestre do ano que vem. A previsão é da Secretaria Estadual do Ambiente que coordena os trabalhos de retirada de resíduos do fundo do canal poluído e de revitalização do seu entorno.

A primeira etapa das obras, que inclui a dragagem de grande parte do canal, foi iniciada em maio do ano passado e tem conclusão prevista para o final deste ano. Já a segunda etapa, iniciada hoje (16), deve ser concluída até março de 2011.

Esta segunda fase inclui o desassoreamento da área sul do canal, onde ficam os estaleiros navais do Caju. A ideia é tirar 8 metros de resíduos do fundo do canal, para permitir a circulação de grandes embarcações.

“São cinco ou seis estaleiros da ponta do Caju que poderão gerar mais 6 mil empregos porque terão condições de trazer embarcações de grande porte”, disse a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos.

Também está prevista a construção de uma ponte ligando a Ilha do Fundão, onde fica o campus principal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), à Linha Vermelha e a urbanização da Vila Residencial da Ilha do Fundão, onde moram cerca de 1,4 mil pessoas.

As obras, que têm o custo de R$ 270 milhões, estão sendo coordenadas pela Secretaria Estadual do Ambiente e financiadas pela Petrobras, que arrendou um dos estaleiros do Caju.


Edição: Lílian Beraldo


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br