Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de novembro de 2010

SOS LAGOA DE PARNAGUÁ, NO PIAUÍ

Vista aérea da cidade e lagoa de Parnaguá, no Piauí

Maior lagoa do Piauí está ameaçada pela ação do homem

Por Redação Ibama


Brasília – Com 72 km² de extensão e 74 milhões de m³, a lagoa de Parnaguá, localizada no município de Paranaguá no Piauí, a 823 quilômetros da capital Teresina, é considerada pelos especialistas como a maior lagoa do estado do Piauí. Um patrimônio ambiental ameaçado pela ação do homem.

Em visita à lagoa para uma vistoria, técnicos do Ibama do Piauí constataram os danos causados à lagoa, entre eles, o assoreamento. De acordo com os analistas ambientais do instituto, 80% da mata ciliar da lagoa foi destruída. O estrago foi provocado por queimadas com fins de pastagem de animais. Sem a vegetação em volta, a lagoa está sendo ano a ano aterrada.

O superintendente do Ibama no Piauí, Romildo Macedo Mafra, fez um apelo a autoridades ambientais do município e do estado para que seja elaborado um plano de ação com o objetivo de recuperar a mata ciliar no entorno da lagoa de Paranaguá.

“Esse é um patrimônio do estado por ser uma das maiores lagoas também do país e ter uma grande importância econômica para o desenvolvimento do município. Precisamos barrar esse assoreamento em quanto é tempo, essa é uma preocupação de todos e não só do Ibama”, declara Mafra.


(Envolverde/Ibama)


Últimos Comentários
ederson hermes brito (dwendeverde@yahoo.com.br)
a lagoa de parnaguá é um patrimonio natural que seus usuarios não tem a minima noção do valor que representa,o apelo do sr superintendente do ibama é bastante válido,aqui no sul do estado existem instituições como a FULAPA(Fundação Lagoa de Parnaguá),e,ASPAC,(Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Corrente)que são grandes lutadoras para a implantação de uma unidade de conservação que seria o Parque Ambiental Serras do Parnaguá,que inclusive já tem projeto pronto e tudo mais,só nos falta alguem para dar um empurrãosinho
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

LEIA MAIS:

Lagoa de Parnaguá, a maior lagoa do Piauí

Lagoa de Parnaguá, a maior do PI, corre risco de desaparecer


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. precisamos fazer alguma coisa mesmo se continuar assim daqui as uns dez ou vintes anos nao teremos mais nada.. ai perdemos o nosso mais precioso recurso.

    by; jordam

    ResponderExcluir
  2. JORDANZINHO,

    Mobilize sua turma, seus amigos, sua escola e organize o SOS Lagoa de Parnaguá que darei total cobertura para vocês, divulgando tudo o que produzirem, fotos, apelos, material de campanha, denúncias e vídeos sobre os problemas da Lagoa.
    Descruzem os braços e vamos salvar a Lagoa de Parnaguá....Procurem o Ministério Público e peçam ajuda e orientação para e empreitada de vocês que certamente terão apoio.
    Prof. Jarmuth

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br