Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de novembro de 2010

LICENÇA PARA USINA DO RIO TELES PIRES PODE SAIR PARA A LICITAÇÃO DE 13 DEZ



                                  Rio Teles Pires - usina na divisa entre Mato Grosso e Pará



TER, 23 DE NOVEMBRO DE 2010 07:05
Última audiência pública ocorre hoje, no norte do Mato Grosso
A terceira e última audiência pública sobre o projeto hidrelétrico de Teles Pires, que deverá ser construído na divisão entre os Estados de Mato Grosso e Pará, acontece hoje em Jacareacanga (PA).

As audiências nas cidades do norte do Mato Grosso (Paranaíta e Alta Floresta) foram feitas no último fim de semana sem grande oposição.
O empreendimento reafirma a decisão do governo federal de explorar o potencial hidrelétrico na região Amazônica e as discussões nas duas primeiras audiências indicam pouca oposição e forte tendência para concessão da licença prévia em tempo para incluir o projeto no leilão de 17 de dezembro.

A EPE (Empresa de Pesquisa Energética, responsável por todos os estudos de viabilidade) afirma que o leilão pode ser prorrogado em alguns dias para a obtenção da licença. Segundo Amílcar Guerreiro, diretor da EPE presente às audiências, essa é uma possibilidade considerada neste momento.

A data limite para obtenção da licença, condição para incluí-la na licitação, é 13 de dezembro, o que ainda pode mudar se o Ibama (agência federal encarregada de avaliar e licenciar) indicar necessidade de prazo maior.
Embora possa haver ajustes de datas, a tendência é que ocorra ainda em 2010.
A usina, de 1.820 megawatts, é o principal aproveitamento hidrelétrico da bacia do rio Teles Pires. Outras quatro estão previstas (só uma com licença concedida).
O investimento estimado para a usina é de R$ 2,4 bilhões, que inclui R$ 300 milhões para indenização e para custeio de programas de compensação.
Fonte: Folha de São Paulo/AGNALDO BRITO/ENVIADO ESPECIAL A ALTA FLORESTA (MT)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!