Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de novembro de 2010

SOS MANANCIAIS DE COTIA (SP) - PREFEITURA QUER CONSTRUIR ATERRO SANITÁRIO EM ÁREA DE MANANCIAIS


Foto: OesteVerdeSP

Cotia quer aterro em área de manancial

Proposta da Prefeitura revoltou vizinhos, que apelaram ao Ministério Público contra a obra

17 de novembro de 2010 
Nataly Costa - O Estado de S.Paulo
Moradores de Cotia, na Grande São Paulo, querem impedir a Prefeitura de construir um novo aterro sanitário em área de mananciais, a 5 quilômetros de um dos reservatórios do Sistema Alto Cotia da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e próxima a bolsões residenciais.
Vizinhos colheram 12 mil assinaturas e entraram com uma representação no Ministério Público Estadual, que analisa o caso.
O terreno de 278 mil m² na Estrada do Tabuleiro Verde entrou na mira da Prefeitura no ano passado, quando foi firmada uma Parceria Público-Privada (PPP) com a empresa Enob Ambiental, a mesma que presta serviço de coleta de lixo para a cidade e agora ficará responsável pelo novo aterro. De acordo com a arquiteta Luciane Régis, da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo, o local é o mais adequado pelas características físicas e pela baixa densidade demográfica. "Não mora ninguém ali, é um terreno vazio", disse ao Estado.
A mesma informação consta no parecer técnico assinado pela arquiteta - que não considerou a vizinhança do local. O documento diz ainda que o terreno onde passam córregos em direção ao Rio Cotia e tem uma enorme concentração de mata nativa é uma "área seca".
Segundo o prefeito de Cotia, Antônio Carlos Camargo, o endereço do futuro aterro está em fase de discussão. "Não tem nada certo. Vamos esperar o parecer do Ministério Público."
Interdição. O antigo lixão de Cotia, no bairro do Caputero, ficava na área de preservação ambiental da bacia do Guarapiranga e foi interditado há quase seis anos. O prefeito não descarta a possibilidade de o terreno ser reativado para o aterro . "Não vai ser uma coisa a céu aberto, usaremos equipamentos da mais alta tecnologia", diz. Pelo contrato, a área degradada do Caputero deve ser revitalizada pela Enob.
Atualmente, o lixo da cidade vai para o município vizinho de Itapevi - segundo Camargo, "gasta-se muito dinheiro" com o transbordo de 130 toneladas de lixo por dia para outra cidade. O secretário de Obras de Cotia, Benedito Simões, defende a construção de uma usina de lixo na Estrada do Tabuleiro Verde. "Para viabilizar economicamente a obra, outras cidades poderiam mandar seu lixo para a usina de Cotia." Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo
LEIA MAIS:

Precisamos preservar os Mananciais do Sistema Alto e Baixo Cotia que abastecem as cidades de Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Vargem Grande, Barueri, Jandira e Itapevi.

O Aterro Sanitário sobre os mananciais do Rio Cotia vão afetar 860 mil pessoas do abastecimento SABESP, mais a população que faz uso de captação superficial, poços caipiras e artesianos.

O monitoramento de metais pesados no chorume coletado nos aterros sanitários, por exemplo, é considerado prioritário nos programas de promoção da saúde em escala mundial, pois todas as formas de vida podem ser afetadas direta ou indiretamente pela presença de metais pesados. 

O chorume coletado nos aterros sanitários brasileiros é transportado para as estações de tratamento de esgoto e lançado novamente nos rios que abastecem as populações das cidades. 

Quem vai  pagar esta CONTA?
Sua Saúde



BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br