Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de agosto de 2010

COMITESINOS (RS) ELEGE DIRETORIA PARA 2010/2012


Comitesinos elege nesta quinta

a diretoria para 2010/2012

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos) terá nesta quinta-feira a eleição da diretoria para o período 2010/2012. Será durante a 1ª Reunião Extraordinária de 2010, que começa às 14 horas, no Mini-Auditório da Biblioteca Unisinos (Avenida Unisinos,950, bairro Cristo Rei), em São Leopoldo.

A eleição no Comitesinos este ano não ocorrerá junto com a renovação do colegiado da entidade, que também deveria ocorrer a cada dois anos. Conforme o atual presidente da entidade, Sílvio Klein, esse foi um pedido aceito pelo Comitê ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH), que regula o processo. “O CRH foi sensível ao argumento de que dois anos era pouco tempo para um membro da plenária se inteirar da rotina e das frentes de trabalho do Comitê”, explica Klein.

No caso do Comitesinos, as frentes atuais abrangem com um processo de elaboração de Plano de Bacia em andamento, a execução da restauração da mata ciliar na dimensão da bacia e o trabalho pela implantação da Agência de Bacia na Região Hidrográfica do Guaíba. A eleição de amanhã vai funcionar da seguinte maneira: às 14 horas começa o credenciamento dos representantes das entidades membro habilitados a concorrerem à disputa eleitoral e exercerem a votação.

Às 14h45, se inicia a sessão do pleito. O que abrange os esclarecimentos sobre o processo de eleição, verificação de quorum (que deverá ser de pelo menos 21 presenças entre os 40 membros do colegiado), inscrição de nominatas de candidatos à eleição e apresentação de seus planos de ação. Em seguida, vem a eleição da nova diretoria. O encerramento da plenária está previsto para as 16 horas.

PARA ENTENDER MELHOR

O comitê de bacia é um colegiado instituído por lei, dentro dos Sistemas Nacional e Estadual de Recursos. A entidade tem poder deliberativo e é a base da gestão da água na região. Como em todo comitê de bacia do Sistema Gaúcho de Recursos Hídricos, o colegiado do Comitesinos é dividido em três grupos. Um deles é o de Representantes dos Usuários da Água, com entidades ligadas às categorias Abastecimento Público, Categoria Esgotamento Sanitário e Resíduos Sólidos, Drenagem, Geração de Energia, Mineração, Lazer e Turismo, Indústria e a categoria Produção Rural.

O outro grupo é o de Representantes da População, que integra Câmaras de Vereadores da região e a Assembléia Legislativa do Estado. Também estão nesse grupo as Associações Comunitárias, as Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão, ONGs Ambientalistas, Organizações Sindicais e Clubes de Serviços.

Por último, está o grupo de Representantes do Governo do Estado, onde estão secretarias de governo e órgãos relacionados.

Confira a nominata dos atuais membros no link:

http://www.comitesinos.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=14&Itemid=28


Outras informações:

Castor Becker Júnior – assesoria de imprensa – (51) 9826-3226

COMITESINOS
Ramal Interno: 5508
Fone Externo: 51 3590.8508
Site: www.comitesinos.com.br



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Aqui vai uma sujestão!! Leio todas as matérias sobre o Rio e vejo que todos se preocupam, Cla ucia ferreira, Ana Maria Cachapuz e hoje Marina Lima Leal e concordo com elas, o Rio está precisando de ação, fala-se muito e pouco é feito, ao menos o resutado é esse catastrofico rio seco e peixes agonizando e vcs. do próssinos não precisam fazer sózinhos é só convocar, fazer mutirão com associação de bairro, igrejas, prefeituras, jornais, moradores ribeirinhos e todos por a mão na massa, fazendo o quê? Plantar árvores nativas e frutiferas 30mts. de cada lado do rio, retirar todo lixo que tem no rio,fazer varios represas e envolver as cidades em toda a extenção do rio.. começando por Riozinho , S.A. da Patr.

    ResponderExcluir
  2. Cidade Novo Hamburgo
    Presidente da associação de moradores em Canudos trabalho na portaria da comusa, e já contribuí com mais de cinco mil mudas de ipê-roxo e canela por todo esse vale e ainda tenho mudas na portaria pra doar, ação gente!!!
    82185711-82291244 Lindol

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br