Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de agosto de 2010

XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS -


ABAS promove XVI Congresso de Águas Subterrâneas

DATA: 31 de agosto a 03 de setembro de 2010
LOCAL: São Luís - MA

Evento acontece de 31 de agosto a 03 de setembro, em São Luis (MA) e deve receber mais de 2 mil pessoas

As chuvas mais intensas do inverno e as poucas que acontecem no verão seco do Estado do Maranhão atingem 1600 mm/ano de água. A quantidade é insuficiente para atender os diversos usos da população. Como "todos precisam viver", no verso do poeta maranhense, João do Vale, 80% das cidades maranhenses abastecidas pela Companhia de Água e Esgotos do Maranhão (CAEMA) e a área rural se valem das águas subterrâneas para suprir suas necessidades.

Para esclarecer e discutir as questões mais importantes referentes a este recurso natural, São Luis sedia o XVI Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, o XVII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e a Feira Nacional da Água (FENÁGUA). Com promoção da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) e realização do Núcleo Ceará da ABAS, o evento será realizado de 31 de agosto a 03 de setembro de 2010, no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana, tendo como tema central "Águas Subterrâneas: Patrimônio Natural da Humanidade".

O Congresso visa promover debates e retirar conclusões para avançar estudos e pesquisas sobre a conservação e uso deste recurso hídrico, trazendo-o para o centro do debate de especialistas e da sociedade. Entre os destaques do XVI Congresso estão a Conferência de Abertura, que será proferida pelo deputado federal (PV), Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente de 1999 a 2002; e a participação do escritor, conferencista e estrategista, Fernando Almeida, uma das maiores referências em sustentabilidade do país e ex-presidente executivo do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que falará na Conferência 2, no dia 2 de setembro, quinta-feira.

O evento terá ainda nove mesas redondas, 12 palestras-debates, três conferências, além da apresentação de cerca de 180 trabalhos técnicos do Brasil e do exterior. Para o presidente da ABAS, Everton Luiz da Costa Souza, "A realização de um evento desta magnitude suscita uma série de discussões que fazem com que o tema água seja profundamente debatido e soluções sejam encontradas para os problemas existentes". De acordo com ele, o evento também é um divisor de águas para o Maranhão; momento que o estado reflete sobre importantes avanços, fundamentais à melhor gestão de seus recursos hídricos, investindo fortemente na capacitação de quadro técnico tanto do órgão gestor quanto ambiental.


TEMA CENTRAL

ÁGUAS SUBTERRÂNEAS: PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE

TEMÁRIO

* CONSTRUÇÃO DE OBRAS DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS SUBTERÂNEAS
* GEOFÍSICA APLICADA A HIDROGEOLOGIA
* PROVÍNCIAS HIDROGEOLÓGICAS
* AQÜÍFEROS COSTEIROS
* SISTEMAS HIDROGEOLÓGICOS ANISOTRÓPICOS
* USO DE ENERGIAS LIMPAS NA CAPTAÇÃO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
* MONITORAMENTO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
* HIDROGEOLOGIA URBANA
* ÁGUA SUBTERRÃNEA E SAÚDE
* ÁGUAS ENVAZADAS E A SOCIEDADE
* POLUIÇÃO DOS SOLOS DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
* LEGISLAÇÃO SOBRE AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS E SUAS APLICACOES
* MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA A HIDROGEOLOGIA
* SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOREFERENCIADAS E A HIDROGEOLOGIA
* ÁGUA SUBTERRÂNEA COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO
* EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
* GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS HÍDRICOS
* SISTEMAS DE DESSALINIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS
* IMPACTO DO USO E OCUPAÇÃO DOS SOLOS NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS


CLIQUE E CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO


A CAPITAL SÃO LUIZ

São Luís é a única capital brasileira fundada por franceses, em 1612, portanto próxima de completar seus 400 anos. Neste tempo passou de Atenas Brasileira para Jamaica Brasileira, primeiro pela época dos grandes escritores, como Gonçalves Dias, e hoje, pela presença do reggae, com forte participação de afro-descendentes. Contudo uma característica peculiar do povo maranhense, que ocupa toda a área próxima ao mar, é o bumba-boi, que, junto com a dança do cacuriá e o tambor de crioula, marcam forte presença nos festejos juninos.

A capital maranhense pela sua importância histórica recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, sobretudo pelos casarões portugueses decorados pelos azulejos, o que também lhe deu o cognome de "A cidade dos azulejos."

Do outro lado do rio Anil, na margem direita, porém dentro da própria ilha, a partir da década de 70, surgiu uma outra São Luís, com formas e características urbanas desta nova época: prédios modernos, viadutos e avenidas, que dão acesso à orla marítima, que se estende da Ponta D'areia ao Olho D'água, em 20 km de belas praias.

Saiba mais

* São Luís - Wikipedia
* Guia São Luís
*
Secretaria de Turismo do Maranhão


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br