Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de agosto de 2010

RIO DE JANEIRO REÚNE A 2ª EDIÇÃO DO ENCONTRO NACIONAL DAS ÁGUAS


Prolagos_CIBE

Prolagos marca presença na 2ª edição

do Encontro das Águas

Evento reúne, entre os dias 17 e 20, no Rio, concessionárias de saneamento do país

São Pedro da Aldeia (RJ) – 17.08.10 - A Prolagos participa da 2a edição do Encontro das Águas, evento que reunirá empresas privadas de saneamento de todo o país entre os dias 17 e 20 de agosto no Hotel Windsor Barra, na Zona Oeste do Rio. Ao todo, a concessionária que atende a cinco municípios da Região dos Lagos (Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia) vai realizar quatro palestras sobre projetos que vêm beneficiando moradores e veranistas dessas cidades. As apresentações acontecem no dia 19 de agosto (quinta-feira).

São elas: "Cine Prolagos: Educação Ambiental Aliada à Sétima Arte", com a Gerente de Comunicação, Adriana Pereira; "Gestão de Saneamento Integrada à Sociedade Civil Organizada", com o Diretor-Presidente, Felipe Ferraz; "Análise do Parque de Hidrômetros da Prolagos", com o supervisor do setor de Controle de Perdas, Carlos Loiola; "Água Legal: Ação de Combate à Fraude e Recuperação de Receita", com o Gestor Operacional, Pedro Alves; “Águas Novas – Sistema de Reuso de Águas de Lavagens dos Filtros e Decantadores”, com o Químico responsável pelo setor de Controle de Qualidade, Alexandre Pontes.

A palestra "Cine Prolagos: Educação Ambiental Aliada à Sétima Arte" vai mostrar o case de sucesso do projeto que em apenas dois anos já levou mais de 2,7 mil pessoas a assistirem, gratuitamente, a sessões de cinema ao ar livre em espaços públicos da região. Os filmes abordam temática associada à educação ambiental. Já o Diretor Presidente da Prolagos, Felipe Ferraz, vai apresentar na palestra "Gestão de Saneamento Integrada à Sociedade Civil Organizada", como a Região dos Lagos se tornou referência em gestão compartilhada através da criação do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), do qual a Prolagos participa, junto com o poder concedente (Inea, prefeituras e Agenersa), ONGs e sociedade civil, e que discute e define as ações que possam trazer impactos ambientais para a região.

A Prolagos também demonstrará, por meio da palestra “Águas Novas – Sistema de Reuso de Águas de Lavagens dos Filtros e Decantadores”, a tecnologia desenvolvida pela concessionária que objetiva a redução da captação de água bruta nos mananciais e minimização dos impactos dos efluentes gerados da ETA. A Prolagos é uma das primeiras concessionárias de águas e esgoto no Brasil e a única no Estado do Rio de Janeiro a fazer o tratamento e a destinar adequadamente o lodo das estações de tratamento de água. Resultante do processo de tratamento de água, esse material é tratado, desidratado mecanicamente e destinado ao Aterro Sanitário de São Pedro da Aldeia, sem oferecer danos ao meio ambiente.

As demais palestras, "Análise do Parque de Hidrômetros da Prolagos" e "Água Legal: Ação de Combate à Fraude e Recuperação de Receita", abordam, respectivamente, os benefícios para o programa de combate às perdas e gestão da qualidade do parque de hidrômetros da Prolagos, com a implantação do laboratório de pesquisas e aferição de hidrômetros, certificado pelo Inmetro e os resultados positivos para recuperação de receita da empresa com a regularização de ligações de água em áreas onde a concessionária tem número elevado de perda, ligações clandestinas e inadimplência.

Sobre o Encontro Nacional das Águas

O 2º Encontro Nacional das Águas acontece de 17 a 20 de agosto de 2010, no Hotel Windsor Barra, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e é destinado aos associados do Sindicato Interestadual das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Sintercon) e da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), exclusivamente.

São mais de 400 gestores das concessionárias privadas inscritos, 80 trabalhos apresentados nos painéis de comunicação, comercial, processos, técnica-operacional (água, esgoto, energia e meio ambiente), recursos humanos, assuntos jurídicos e regulatórios. Para o último dia do evento (20/08), estão programadas visitas técnicas a concessionárias.

O diferencial este ano serão palestras magnas coletivas no auditório principal. No dia 18, às 09h, o tema será “Sustentabilidade Coorporativa”, com Cyrille Bellier, da Rever Consulting, e no dia 19, às 17h, “Decolando para o Futuro”, com Glauco Cavalcante da GC5 Assessoria Empresarial.

O Ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida e a Secretária de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Marilene Ramos, terão participação especial na abertura do evento, no dia 17, a partir das 18h00. Também são convidados especiais todos os gestores dos municípios cariocas que concederam os serviços às empresas privadas, que darão seu depoimento sobre os resultados desta decisão.


Juliana Latosinski | Assessora de Comunicação
FSB COMUNICAÇÕES | PROLAGOS
ascom@prolagos.com.br


SAIBA MAIS

2ª EDIÇÃO ENCONTRO DAS ÁGUAS


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas do Brasil!
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br