Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de novembro de 2008

CAMPANHA DE CIDADANIA DAS ESCOLAS YÁZIGI - Um exemplo a ser seguido

Trezentas mudas de árvores nativas foram plantadas na Fazenda Ronkô, que pertence à Terra Indígena Wawi

Alunos e professores da Rede Yázigi encerram campanha de cidadania plantando mudas no Xingu
"A parceria entre Yázigi e Campanha Y Ikatu Xingu é um exemplo para iniciativas de responsabilidade socioambiental. O ganho dessa mobilização foi muito mais que financeiro, pois envolveu cerca de 70 mil alunos em todo o Brasil."

26/11/2008 - Sara Nanni - ISA

Os plantios aconteceram no Garapu, em Canarana, e na Terra Indígena Wawi, dos índios da etnia Kisêdjê, e fazem parte da campanha nacional de cidadania Yázigi – Y Ikatu Xingu, que premiou as escola sque mais se destacaram na arrecadação de recursos para plantar árvores na Bacia do Xingu.

Na década de 1970, uma das maiores redes de ensino de idiomas do País, a Rede Yázigi, fez um acordo com Orlando Villas Boas para aquisição de um acervo com artefatos indígenas do Parque Indígena do Xingu, que ficam expostos em uma sala, na sede da franquia em São Paulo, e que leva o nome do indigenista.
Em 2007, a empresa conheceu o Instituto Socioambiental (ISA) e a Campanha Y Ikatu Xingu, reconheceram que havia uma similaridade de princípios e interesses e lançaram a Campanha Nacional de Cidadania Yázigi – Y Ikatu Xingu, que teve o objetivo de arrecadar verbas para o plantio de árvores na Bacia do Xingu.
A campanha teve início em outubro de 2007 e encerrou suas atividades em junho deste ano. Os alunos e professores que se destacaram na promoção de atividades para angariar recursos, receberam como premiação uma visita ao Mato Grosso e plantaram as sementes e mudas que foram produzidas com os recursos da campanha de cidadania.
As unidades de Limeira e Indaiatuba, em São Paulo, e a de João Pessoa, na Paraíba, ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, na classificação nacional.

O coordenador nacional de Responsabilidade Social da Rede Yázigi,Claudio Tieghi, informou que foram arrecadados recursos suficientes para o plantio de aproximadamente 31 mil árvores.
“O ganho dessa mobilização foi muito mais que financeiro, pois envolveu cerca de 70 mil alunos em todo o Brasil. Quase 90% das escolas foram envolvidas nessa estratégia de mobilização”, relatou.
Tieghi conta que a campanha foi lançada a partir da exploração do tema aquecimento global associado a atividades para arrecadação financeira, como pedágios ecológicos, rifas, venda de produtos usados, reciclagem de papel velho etc. A cada três reais arrecadados, a escola participante acumulava um ponto no “arvorômetro”, um medidor instalado nas escolas para incentivar os alunos e professores. “Foi muito importante poder contar com a parceria da campanha Y Ikatu Xingu, senão iríamos demorar muito para realizar uma ação como essa”, avaliou.

"A parceria entre Yázigi e Campanha Y Ikatu Xingu é um exemplo para iniciativas de responsabilidade socioambiental. O envolvimento verdadeiro de tantas pessoas espalhadas pelo Brasil pela recuperação das matas ciliares, não é pouca coisa. Esperamos que essa parceria possa ter outros desdobramentos”, disse Rodrigo Junqueira, coordenador adjunto do Programa Xingu, do ISA.

A jornada teve início na quarta-feira, dia 12 de novembro, quando 14 alunos e professores do Yázigi conheceram o escritório do ISA, em Canarana, e visitaram o viveiro municipal onde receberam algumas explicações sobre o trabalho que é ali desenvolvido. Ainda em Canarana, no dia 13, todos participaram de um mutirão de plantio no bairro Garapu, que teve início com instruções para o plantio e distribuição das mudas e sementes pelos técnicos do ISA. Ao todo foram plantadas mais de 200 mudas e 10 quilos de sementes de espécies nativas na Fazenda Gabriele, do produtor Clóvis Fiorentin. Cerca de 150 pessoas participaram do plantio, que foi realizado com apoio da Escola Municipal Elídio Corbari, do ISA e da Prefeitura de Canarana.

Na aldeia dos Kisêdjê

Em Querência, eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura indígena, na aldeia Ngojwere, dos índios da etnia Kisêdjê, onde almoçaram e conversaram com a comunidade. Na Fazenda Ronkô, que foi incorporada há 10 anos à Terra Indígena Wawi, todos juntos plantaram mais de300 mudas de árvores nativas (baru, jatobá, ipê amarelo, peroba, mutamba, angico, murici, urucum, jambo da mata, ingá) e 120 quilos de sementes que foram misturadas e plantadas num sistema conhecimento como “muvuca”. “Ficamos muito contentes que vocês vieram aqui ajudar a plantar. No futuro, queremos que vocês voltem aqui e visitem essa área para ver que o esforço de vocês deu certo”, disse Winti Kisedjê, antes do início do plantio, que tomou a manhã inteira do dia 15, num trabalho que ajudará a recuperar a vegetação da beira de uma represa.

“Gostei muito dessa experiência. Percebo que fiz a escolha certa ao participar da campanha da cidadania, porque é uma experiência bem diferente e agora eu posso ver o resultado do esforço que todos nós tivemos. Quero que as árvores cresçam e possam reflorestar esse lugar”, afirmou Juliana Amorim, 21, estudante de medicina e aluna da escola Yázigi de João Pessoa. João Carlos Rodrigues Pereira, professor da Universidade Federal da Paraíba e primeiro colocado dessa mesma escola, conta que juntou papel velho que depois era vendido e o valor convertido em mudas. “Essa foi uma fantástica oportunidade de conhecer o Xingu e uma aldeia que ainda preserva muito da sua cultura”, disse.

O plantio das árvores arrecadadas pela Campanha Nacional de Cidadania Yázigi – Y Ikatu Xingu continuará ainda durante todo o período das chuvas, priorizando o reflorestamento das beiras de rio e nascentes da Bacia do Xingu. Antes de irem embora, os visitantes participaram, no dia 16, da Festa do Pequi, fruto nativo que é uma iguaria da culinária do Cerrado.

Fonte: ISA, Sara Nanni.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Realmente um empreendimento gratificante e cujo resultado será benéfico, não só para as populações ali residentes, mas num cômputo geral, por toda a área beneficiada com o plantio. Atitudes como esta deveriam ser repetidas e copiadas por outras empresas em outras localidades.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br