Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de novembro de 2008

PROJETO PIABANHA E O VAZAMENTO NO RIO PARAIBA DO SUL

Prezados defensores de nossos rios,

Mais uma vez, o Rio Paraíba foi comprometido... Ontem foi mais um dia estonteante. Muitos peixes, muitos peixes mortos! Populações de dezenove espécies foram afetadas. Pescadores irritados...Comunidade indignada.

O Projeto Piabanha fez o que pode. Coletamos vários exemplares visando a obtenção das biometrias básicas (comprimento total do corpo, peso total do corpo, altura total do corpo e peso total das gônadas).
Além disto, coletamos as gônadas para a determinação do desenvolvimento gonadal (observar se os peixes estavam estavam preparados paraa reprodução) e os fígados para exame toxicológico.
Em fim, uma barra!

Com os dados primários já pude constatar que os peixes de piracema (dourado, curimatã, piau-branco etc) desovariam nos próximos 20 a 30 dias...Fatalmente teremos um baixo recrutamento (formação de um novo plantel reprodutivo) para os próximos anos, o que comprometerá a vida de 1700 pescadores que vivem parcialmente e exclusivamente da pesca artesanal, nos cursos médio inferior e baixo Rio Paraíba do Sul.

Itaocara, 24 de novembro de 2008.

NOTA TÉCNICA

Na última terça-feira, dia 18, registrou-se no município de Resende, um acidente ambiental resultando num vazamento de 1.500 litros de endosulfan – inseticida altamente tóxico.
O vazamento atingiu diretamente o rio Pirapitinga, afluente do rio Paraíba do Sul, e seus reflexos já são observados na região Noroeste Fluminense.

A empresa brasileira, Servatis, presta serviços para os segmentos de especialidades químicas e agro-químicos, incluindo sínteses e formulações. Na área ambiental, presta-se serviços de incineração de resíduos químicos líquidos, tratamento de efluentes e recuperação de solventes industriais.

Na área laboratorial, serviços de análises físico-químicas para registros, com certificações BPL, REBLAS e MAPA.

A FEEMA e Comissão Estadual de Controle Ambiental – CECA já foram mobilizadas afirmando que o acidente não foi comunicado pela empresa no momento da sua ocorrência.

No dia 21, os reflexos do acidente já eram sentidos no rio Paraíba do Sul, em Volta Redonda, com a ocorrência de capivaras e espécies de peixes mortas pelo envenenamento ocasionado pelo produto tóxico.
Segundo o Jornal O Globo de 21 de novembro de 2008, se ingerido em poucas quantidades, os efeitos do composto tóxico (endosulfan) provocam problemas estomacais, intestinais e ânsia de vômito.

Já ingerido em grandes quantidades pode causa doenças irreversíveis como, por exemplo, o câncer.

No município de Itaocara, os registros observados datam de 24 de novembro entre o período de 6 horas da manhã até aproximadamente meio dia, em frente à sede do município. Uma grande variedade de espécies de peixes foram encontradas sem vida ou quase mortas, pelos pescadores artesanais locais e pela comunidade ribeirinha.

O abastecimento d'água foi interrompido pela CEDAE na madrugada deste mesmo dia.
O Projeto Piabanha ressalta que os peixes encontrados mortos NÃO devem ser consumidos pela população, uma vez que apresenta risco à saúde humana.
Informamos à comunidade que aguardem resultados mais concretos a cerca do acidente.

Vejam as fotos e tirem as conclusões.








































Guilherme Souza.
Diretor Técnico - Projeto Piabanha
Empreendedor Social Ashoka
R. Nilo Peçanha, 268
Centro
Itaocara - RJ
CEP:28.570-000
Tel: (22) 3861-2569 / (22) 8112-5090
www.projetopiabanha.org.br


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

5 comentários:

  1. Pô Guilherme?
    Que desgraça Heim?
    Olha só temos uma preocupação muito maior que os orgãos Estaduais. Que nos parece não estarem entendendo o quanto a nossa região está sendo prejudicada com esse acidente.
    Olha só apesar de não estar mais secretário do Ambiente aqui estou na Luta para revitalização do Rio paraiba do Sul temos algumas fotos e alguns dados que poderemos lhe passar se necessário.
    Mas gostaria mesmo de marcar uam visita aí para conversarmos pessoalmente levarei junto comigo o atual Secretário de Meio Ambiente com proposta de angariarmos recursos para ativarmos o repovoamento do nosso querido Rio.
    Abração.
    Helvio Noronha
    Macarrão
    Cantagalo RJ
    Email- hb_noronha@yahoo.com.br
    Tel; (22) 2555-5649 ou 8145-2945

    ResponderExcluir
  2. Ótimo Hélvio,
    O Blog SOS Rios do Brasil que está apoiando e divulgando todas os problemas, as preocupações da população atingida e as ações que estão sendo feitas em defesa do nosso Paraiba do Sul está à sua disposição para postar seus artigos, suas orientações e fotos.
    Sinta-se à vontade e use o espaço que precisar para defesa de nosso precioso rio.
    Saudações eco-fluviais,

    Prof. Jarmuth Andrade
    Equipe SOSRiosBr

    ResponderExcluir
  3. Realmente lamentável. Queria ver se este acidente tivesse ocorrido num país sério. Os donos da empresa estariam presos!!!!! Coitados de nossos netos que jamais terão idéia do que foi o Rio Paraíba do Sul.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber detalhadamente sobre o consumo da água do Rio Paraíba do Sul, pois estamos sem qualquer aparato da CEDAE, sem saber se essa água pode causar algum dano a nossa saúde, além dos já causados na fauna e flora. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. É realmente um absurdo o que está acontecendo, como se já não bastasse o descaso das prefeituras dos municípios dos arredores de Itaocara para com a flora e fauna, um acidente assim ocorre, sem que ninguém seja punido, pois não há punição para os Grandes, só para os que sobrevivem do Rio...

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br