Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de novembro de 2008

PROGRAMA CULTIVANDO ÁGUA BOA - Notícias X Encontro Nacional CBHs


Cultivando Água Boa: Um excepcional trabalho socioambiental
16/11/2008

Maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia, a Itaipu dedica cuidado especial à preservação de sua matéria-prima insubstituível, a água.

Diversificada, rica em experiências e resultados a mostrar ao Brasil –assim foi a participação da Itaipu no X Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas liderada pelo diretor de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu , Nelton Friedrich.

Criado para cuidar da água, do solo e da vida, o programa Cultivando Água Boa desenvolve iniciativas de sustentabilidade ambiental em 29 municípios da área de influência da usina, a Bacia Hidrográfica do Paraná III. Ao todo, são 20 programas e 63 projetos/ações de responsabilidade socioambiental desenvolvidos na verdadeira unidade de planejamento da natureza, a bacia hidrográfica.

Friedrich apresentou o programa como “exemplo de gestão participativa bem sucedida dos recursos hídricos por promover o envolvimento de produtores rurais e da comunidade na defesa de rios e nascentes, do solo e da mata ciliar”. Segundo ele, “este viés colaborativo tem garantido o êxito do programa, de forma que, futuramente, sua continuidade estará assegurada independentemente do grau de envolvimento de Itaipu”. “A gestão participativa de bacias hidrográficas”, destacou o diretor,” é ainda uma forma de assegurar o acesso de populações carentes à água”.

- Começamos pela coisa certa, uma ampla conscientização sobre a questão mundial da água, tida não principalmente como recurso hídrico, mas como um bem natural, vital e insubstituível a ser cuidado como se cuida da vida, dos solos e das florestas, diz Nelton

A Itaipu impressionou com a apresentação de suas ações de responsabilidade socioambiental, desenvolvidas pelos programas Cultivando Água Boa envolvendo os projetos de Plantas Medicinais, Agricultura Orgânica e Educação Ambiental, com a participação dos monitores da Linha Ecológica. - projeto criado em parceria com a Itaipu Binacional (Brasil –Paraguai), Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e 29 prefeituras da região, pelo qual seus monitores atuam em consenso com os projetos socioambientais do Programa Cultivando Água Boa, por meio de cursos e visitas técnicas.

A palestra de Nelton realizada no Salão Plenária no Centro de Convenções Sul América, RJ, foi acompanhada da distribuição de material impresso e apresentações em powerpoint, além de uma apresentação que conquistou a platéia pela franqueza.

O Programa Cultivando Água Boa já rendeu vários prêmios a Itaipu.


Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu.

Maior hidrelétrica no mundo com um reservatório de 17 bilhões de metros cúbicos de água represada do rio Paraná e movendo 18 unidades geradoras de 12.600 megawatts.

Antes, a água era apenas vista como meio de produção de energia elétrica sem preocupação com outros usos dela. Sob o governo Lula, a nova direção, particularmente com Jorge Miguel Samek e com Nelton Miguel Friedrich entre outros, introduziu a partir de 2003 uma clara preocupação ecológica, numa perspectiva integral, envolvendo 29 municípios ribeirinhos e as regiões de influência do reservatório.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br