Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de novembro de 2008

FÓRUM DE ÁGUAS DAS AMÉRICAS - 23 A 25 NOV - FOZ DO IGUAÇU (PR)


Representantes das Américas discutem o futuro da água

Cecy Oliveira - Aguaonline 21-11-08

Uma boa gestão dos recursos hídricos, que garanta o abastecimento de água com qualidade para as gerações futuras, será o enfoque do Fórum de Águas das Américas, evento que reunirá em Foz do Iguaçu, entre 23 e 25 de novembro, representantes de 30 países.

Paralelamente, a Itaipu Binacional promoverá o encontro anual Cultivando Água Boa, programa socioambiental que é referência internacional nessa área e que tem entre seus resultados, por exemplo, a redução de passivos ambientais em 70 microbacias da Região Oeste do Paraná, em ações com intensa participação comunitária, que reúnem mais de 2 mil parceiros.

A abertura do evento será às 18 horas do dia 23 de novembro, no Hotel Rafain Palace, com a participação do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e de ministros dessa mesma pasta da Turquia, Guiana, Panamá, Paraguai e Uruguai, dos governadores da Bahia, Alagoas, Maranhão e Paraná, além do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, José Machado, dos diretores-gerais brasileiro e paraguaio da Itaipu, Jorge Miguel Samek e Carlos Balmelli, do diretor-presidente da Chesf, Dilton da Conti Oliveira, do presidente do Conselho Mundial da Água, Loïc Fauchon, senadores, deputados e outras autoridades.

A participação no Cultivando Água Boa é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site da Itaipu www.itaipu.gov.br. Serão oferecidas oficinas sobre gestão de bacias hidrográficas, agricultura sustentável, cultivo de plantas medicinais, gestão de resíduos, energias renováveis e edificações sustentáveis, entre outras.

Já o Fórum de Águas das Américas é restrito a convidados de mais de 30 países. O evento trará profissionais ligados à gestão e política de recursos hídricos de governos, sociedade civil organizada, universidades e usuários de água. O objetivo é promover uma plataforma de discussão no sentido de fazer um diagnóstico da situação da política e gestão de recursos hídricos no continente e traçar propostas de políticas adequadas para fazer frente ao desafio das mudanças globais, em particular da variabilidade e mudança climática.

Durante o Fórum, os participantes avaliarão o desenvolvimento e o progresso que os países das quatro sub-regiões (América do Norte, América Central, Caribe e América do Sul) atingiram na última década em termos de políticas de água. Documentos orientadores, especialmente elaborados e previamente discutidos nessas sub-regiões, serão apresentados e discutidos pelos participantes em quatro sessões plenárias. Essas discussões contribuirão para o documento preliminar das Américas, que será apresentado e discutido no segundo dia desse Fórum. O encontro também servirá como preparação para o Fórum Mundial da Água, a ser realizado em março, na Turquia, que reunirá os documentos elaborados nos demais continentes. Fonte: Aguaonline

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA CULTIVANDO ÁGUA BOA


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br