Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de novembro de 2008

LICENÇA DA HIDRELÉTRICA DO JIRAU EMPERROU

Rio Madeira (RO) - foto ONG Rio Madeira Vivo Lobbies impõem usinas do Rio Madeira (foto) em detrimento da natureza e da população ribeirinha

Licença de Jirau, prometida para sexta-feira, ainda não saiu

Folha Online 15/11/08

Apesar de ter sido prometida sua publicação para sexta-feira (14), a licença para a instalação do canteiro de obras da usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (RO), permanecia inédita até as 19 horas. As condições para o início das obras foram anunciadas ontem pelo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Roberto Messias, assegurando que a íntegra da licença seria publicada na sexta-feira na página do órgão na internet.

A assessoria do Ministério do Meio Ambiente confirmou hoje que a licença foi assinada e que dela constam todos os termos anunciados ontem. A assessoria do Ibama disse, pela manhã, que a licença seria publicada nesta tarde, mas no início da noite nenhum assessor foi encontrado no instituto ou retornou as ligações desta reportagem.

O Ibama concluiu que a mudança do local de construção da hidrelétrica, em nove quilômetros rio abaixo, não provoca danos ao meio ambiente. De posse da licença, o consórcio Energia Sustentável do Brasil (Enersus), liderado pela franco-belga Suez, poderá montar o canteiro de obras, abrir uma pedreira e construir a chamada ensecadeira - barramento que seca parte do leito do rio, possibilitando a instalação futura de outras etapas da obra. A licença completa, que permitirá o avanço de todas as etapas da obra de Jirau, deverá ser liberada até o início de 2009.

Em entrevista ontem, Messias disse que serão estabelecidos condicionantes a serem cumpridos pelo empreendedor para reduzir os impactos ambientais e sociais. Serão exigidos investimentos de R$ 36 milhões em obras de habitação e saneamento em Porto Velho (RO). Também terão de ser destinados R$ 1,5 milhão a pesquisas sobre animais ameaçados de extinção, como o boto vermelho e a ariranha.

Para a liberação da licença parcial de Jirau foram necessárias autorizações da Agência Nacional de Águas (ANA) para o uso da água do Rio Madeira no abastecimento do canteiro de obras e para a construção da ensecadeira no rio. Posteriormente, para a emissão da licença de instalação definitiva, será necessária ainda a manifestação oficial da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizando a construção da usina no novo local. (Fonte: Estadão Online)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br