Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de novembro de 2008

DENÚNCIA GRAVE SOBRE ESGOTO DE VITÓRIA - ES

Esgoto a céu aberto em Vitória - ES

VITÓRIA/ES:
“ CAPITAL DO ESTADO É DERROTADA PELO ESGOTO E SUJEIRA”

Por : Pettersen Filho - ABDIC - Associação Brasileira de Defesa do Indivíduo e da Cidadania.

Situação análoga a muitos outros Paises Subdesenvolvidos , ou “ Emergentes ”, como queiram nos chamar os “ Políticos” , e a “ Mídia Paga” , ao massagearem nossos egos, o Brasil tem por característica, que demonstra internacionalmente o seu subdesenvolvimento, pelo menos no que tange a Saúde e a Educação , cerca de 70% dos seus domicílios sem água tratada, ou, o que é mais grave, determinando, segundo estudos recentes, a Terceira Maior Taxa de Mortalidade Infantil da América Latina , com menos de 30% dos seus esgotos tratados.

Tais índices, no entanto, não são uniformes, nem definitivos, para o País, como um todo, variando de acordo com a área em enfoque, se Cidade ou Campo , se Região Sul ou Nordeste , determinadas pelo seu maior Poder Econômico, e Desenvolvimento Cultural, eventualmente.

Dessa forma, podemos ter, por exemplo, a Belíssima Belém , Capital do Pará, com pouquíssimo esgoto tratado, e, Curitiba , Capital do Paraná, com maior índice de tratamento dos fluidos sanitários e industriais, isso determinado, talvez, pela maior disponibilidade de recursos, para tal fim, e, provável, melhor planejamento.

Contudo, nessa História Macabra , coisa que esses dados não evidenciam, muitos deles copilados de Paginas de Institutos Oficiais , como o IBGE, é que nem sempre o não-tratamento dos esgotos sanitários se dá pela Falta de Cultura , ou de Interesse Político , mas, é, sim, devido à Malversação de Verbas , que suga recursos originalmente destinados para tal fim.

Pelo menos, parece-nos ser esse o caso de Vitória/ES , onde, inexplicavelmente, embora tendo sido agraciada por Vultoso Empréstimo do Banco Mundial, há pouco mais de uma Década atrás, para que se saneasse o Esgoto Residencial que era lançado na Baia de Vitória, cuja Empresa Estadual de Saneamento é a CESAN, inexoravelmente, dos cerca de Hum Bilhão e Meio de Dólares (?) concedidos, obra alguma, relevante, foi concluída, no ambicioso Programa , que a época denominava-se “ PRODESPOL ”, numa alusão do Governo do Estado ao Programa de Despoluição da Baia de Vitória.

Aliás, explicação nenhuma, outra, a exemplo do acelerado processo de crescimento, por que passa a Capital do Estado, que viu as modestas casas da Ilha darem lugar a imensos arranha-céus, nos últimos anos, ainda que permanecendo a Rede de Coleta de Esgoto a mesma de há trinta anos atrás, conseguem esclarecer, o por quê ? da falta de fruição do esgoto de Vitória .

Ainda que se tome como desculpa, as recentes chuvas em Vitória , que causam o empoçamento da água, junto ao esgoto, devido a subida da Maré Oceânica, ainda assim, tal situação não é possível de ser assimilada pelos moradores.

Ademais, sem que haja uma solução cabal para o problema, embora o Governo Estadual , há dois mandatos gerido pelo Governador Paulo Hartung , faça do ”Programa Águas Limpas ”, da CESAN, o seu Carro - chefe , na divulgação das realizações da sua Administração , enquanto a Prefeitura Municipal de Vitória , sem assumir a sua parcela de culpa, encarregada tão somente das Vias Pluviais , destinadas ao esgotamento das águas de chuva, ainda assim, mantêm uma “ Boa Frota ” de Caminhões-tanque “ Empreitados ”, que tão somente aspiram o esgoto das redes e fossas, caso-a-caso, , a medida que a “ merda ” sobe e transborda os bueiros, sem que haja, contudo, solução efetiva para o problema.

É, aliás, afirmação notória do “ Dito Popular ”: “ Político não gosta de tratar de Esgoto, porque a Obra fica enterrada, e não é vista .”

Mas não é, esse, pelo menos, o caso de Vitória , onde a “ merda ” transborda os bueiros e resvala nas calçadas, sem que se defina, ao certo, no Jogo de Cumplicidades e Omissões , entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal , se a “ merda ” é Estadual , do Paulo Hartung , ou se a” merda ” é Municipal , do João Coser.

Enquanto isso, nas Ruas da Praia do Canto , Bairro Nobre da Cidade, a exemplo da foto em ilustração, cito à Rua da Grécia, 195, a “ merda ” aflora, às vistas do Cidadão...: “ Até não feder mais ”

Com a Palavra a CESAN – Empresa Espiritossantensse de Saneamento, que será devidamente Interpelada, por nós, em Juízo ... Fonte: ABDIC - Pettersen Filho


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. LANÇAMENTO DE GRANDE QUANTIDADE DE ESGOTO NA LAGOA DE JACAREPAGUÁ DE UM CONDOMINIO QUE FICA Á DIREITA DA PONTE DA AV AYRTON SENNA DO LADO NORTE DA LAGOA, NÃO CONFIRMEI MAS PODE SER DO NOVO LEBLON OU CONDOMINIO CONTIGUO HOJE DIA 18 DE ABRIL DE 2010 ÁS 12 HORAS.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br