Rio Paraíba do Sul está liberado para uso depois de vazamento de pesticida
Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil 21/11/08
Rio de Janeiro - Exames feitos no Rio Paraíba do Sul, no interior do Rio de Janeiro, mostram que a água, contaminada por um vazamento de pesticida, já está liberada para uso. A concentração do produto tóxico é considerada aceitável e não prejudicial à saúde, de acordo com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feema).
O vazamento do pesticida Endosulfan ocorreu na madrugada de terça-feira (18), por causa da falha no descarregamento do produto na indústria química Servatis, no município de Resende, no sul fluminense. Cerca de 1,5 mil litros do pesticida escoaram para o Rio Pirapetinga e, posteriormente, para o Paraíba do Sul, maior rio fluminense.
De acordo com o chefe da Feema na região, José Roberto Araújo, o derramamento prejudicou o abastecimento de água e provocou a mortandade de grande quantidade de peixes em diversos municípios da região do sul estado, como Porto Real, Barra Mansa e Volta Redonda.
“Estamos preparando o relatório com todas as informações, inclusive com a entrevista feita com o pessoal da empresa e o conteúdo da reunião com o Ministério Público ontem [19]. E esse relatório técnico será encaminhado à Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca), que vai decidir sobre o valor da multa, a punição ou enquadramento por crime ambiental”, explicou Araújo.
Segundo nota divulgada pela Secretaria Estadual do Ambiente, a Servatis já foi autuada. Além disso, a Feema e a Companhia Estadual de Águas (Cedae) continuarão a monitorar as águas da região.
uma cena lamentavel, as margens do rio paraiba do sul em barra do pirai tem milhares de peixes mortos, alem das capivaras, patos q vivian as marguens q era atração do povo, mergulhoes e todos os animas domesticos a beira do rio. alem do mau cheiro.
é uma falta de vergonha o q aconteceu
será que esta empresa pagará a multa e continuará a poluir o nosso paraiba do sul?até quando o dinheiro vai valer mais do que a saude e a vida?
É uma pena que no Estado do RJ não tenha uma controle sério e rigido como tem a CETESB no estado de SP. Já estava na hora dos dirigentes daqui tomarem atitudes mais sérias para proteger o Rio Paraiba, pois o estado inteiro depende dele.
Isso sem contar a quantidade de sódio metálico existente nas dependencias da empresa para a fabricação de "defensivos" agricolas. Uma substáncia altamente explosiva qdo em contato com água e altamente corrosiva qdo em contato com a pele, controlada inclusive pelo Exército brasileiro. Enfim, é um risco muito alto ter uma industria quimica assim e sem controles rigidos dos produtos e processos.
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS!!!
É de cortar o caração, ver peixes que lutam para sobreviver em uma agua que recebe milhares de litros de esgostos, e agora uma empresa que diz acidentalmente despejar produtos quimicos. Tem que ter punições drásticas. Pois o tempo de recuperação será grande, e, o PARAÌBA pede socorro!
Acho um crime o que houve,será que as autoridades só se preocupam em fiscalizar depois que a tragédia acontece?Isto já vinha ocorrendo, segundo moradores daquele local, sempre aparecian peixes mortos num rio próximo á empresa.Infelizmente só se toma providências tarde demais!
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
É NECESSÁRIO UMA CONSCIÊNCIA GLOBAL, POIS SEM ÁGUA NÃO HÁ VIDA.
ResponderExcluir