Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de novembro de 2008

V ENCONTRO CULTIVANDO ÁGUA BOA - FOZ DO IGUAÇU (PR) II


Encontro paralelo ao Fórum das Águas mostra programa socioambiental no entorno de Itaipu

Um evento paralelo ao Fórum das Águas das Américas será realizado em Foz do Iguaçu (PR) - o 5º Encontro Cultivando Água Boa, promovido pela Itaipu Binacional, aberto no domingo (23) à noite.

O programa é desenvolvido numa área de aproximadamente 8 mil quilômetros quadrados, que engloba 29 municípios do oeste do Paraná. Nessa área, denominada Bacia Hidrográfica do Paraná 3, vivem 1 milhão de habitantes, sendo cerca de 90% pequenos agricultores que cultivam em um pedaço de terra de 50 hectares, em média, milho, trigo, soja, criam suínos ou vivem da piscicultura.

Segundo o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, a região é uma das mais produtivas do país e foi “perfeita” para a implantação do programa, respondendo de forma surpreendente às práticas socioambientais sugeridas. “Tanto que temos hoje uma rede de cooperação com 1.200 parceiros – instituições federais, estaduais e municipais, não-governamentais, movimentos sociais, agricultores, pescadores, catadores, suinocultores, assentados, indígenas e instituições de ensino. Se formos levar em conta toda a participação no programa, podemos dizer que ele envolveu até agora cerca de 230 mil pessoas”.

Atualmente estão sendo desenvolvidos 70 projetos e 108 ações voltadas para a preservação do meio ambiente. Nelton Friedrich disse que a Hidrelétrica de Itaipu, pertencente ao Brasil e ao Paraguai em igualdade de condições, com potência instalada de 14 mil megawatts (MW), tem, desde sua criação, um compromisso com a causa socioambiental.

O diretor da Itaipu explicou que o Cultivando Água Boa segue diretrizes do governo federal e de documentos como a Carta da Terra, Agenda 21, Metas do Milênio, Tratado de Quioto e Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.

O projeto brasileiro será apresentado aos representantes dos 33 países das quatro regiões - América do Norte, América Central, Caribe e América do Sul - como uma experiência de sucesso resultante do trabalho de uma rede. “Vamos mostrar ações concretas, que abrangem desde a recuperação das microbacias do entorno do reservatório da usina, até a proteção das matas e da biodiversidade, correção de passivos da agropecuária, conversão de atividades econômicas para uma produção sustentável e promoção da educação ambiental”, afirmou.

No balanço de seis anos de programa serão apresentados números, como a instalação de quase 400 quilômetros de cercas para proteção da mata ciliar, plantio de 2 milhões árvores nas áreas protegidas, adequação de 307 quilômetros de estradas, conservação de 3,4 mil hectares de solo e água, instalação de abastecedouros comunitários, distribuição de adubo orgânico, destinação adequada de 440 toneladas de embalagens de agrotóxicos, elaboração de 3,7 mil projetos de controle ambiental de propriedades rurais, e a consolidação e mil famílias atualmente vivendo da agricultura orgânica.

Ao contrário do Fórum das Águas das Américas, reservado aos países convidados, a participação no 5º Encontro Cultivando Água Boa é aberta ao público em geral, com a realização de várias oficinas.

O programa é referência mundial na área de preservação ambiental. Segundo o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, ele foi a única experiência brasileira no setor elétrico selecionada para ser apresentada na Expo Zaragoza 2008, na Espanha, a maior feira mundial sobre água. (Fonte: Lúcia Nórcio/ Agência Brasil)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br