Encontro paralelo ao Fórum das Águas mostra programa socioambiental no entorno de Itaipu
Um evento paralelo ao Fórum das Águas das Américas será realizado em Foz do Iguaçu (PR) - o 5º Encontro Cultivando Água Boa, promovido pela Itaipu Binacional, aberto no domingo (23) à noite.
O programa é desenvolvido numa área de aproximadamente 8 mil quilômetros quadrados, que engloba 29 municípios do oeste do Paraná. Nessa área, denominada Bacia Hidrográfica do Paraná 3, vivem 1 milhão de habitantes, sendo cerca de 90% pequenos agricultores que cultivam em um pedaço de terra de 50 hectares, em média, milho, trigo, soja, criam suínos ou vivem da piscicultura.
Segundo o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich, a região é uma das mais produtivas do país e foi “perfeita” para a implantação do programa, respondendo de forma surpreendente às práticas socioambientais sugeridas. “Tanto que temos hoje uma rede de cooperação com 1.200 parceiros – instituições federais, estaduais e municipais, não-governamentais, movimentos sociais, agricultores, pescadores, catadores, suinocultores, assentados, indígenas e instituições de ensino. Se formos levar em conta toda a participação no programa, podemos dizer que ele envolveu até agora cerca de 230 mil pessoas”.
Atualmente estão sendo desenvolvidos 70 projetos e 108 ações voltadas para a preservação do meio ambiente. Nelton Friedrich disse que a Hidrelétrica de Itaipu, pertencente ao Brasil e ao Paraguai em igualdade de condições, com potência instalada de 14 mil megawatts (MW), tem, desde sua criação, um compromisso com a causa socioambiental.
O diretor da Itaipu explicou que o Cultivando Água Boa segue diretrizes do governo federal e de documentos como a Carta da Terra, Agenda 21, Metas do Milênio, Tratado de Quioto e Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.
O projeto brasileiro será apresentado aos representantes dos 33 países das quatro regiões - América do Norte, América Central, Caribe e América do Sul - como uma experiência de sucesso resultante do trabalho de uma rede. “Vamos mostrar ações concretas, que abrangem desde a recuperação das microbacias do entorno do reservatório da usina, até a proteção das matas e da biodiversidade, correção de passivos da agropecuária, conversão de atividades econômicas para uma produção sustentável e promoção da educação ambiental”, afirmou.
No balanço de seis anos de programa serão apresentados números, como a instalação de quase 400 quilômetros de cercas para proteção da mata ciliar, plantio de 2 milhões árvores nas áreas protegidas, adequação de 307 quilômetros de estradas, conservação de 3,4 mil hectares de solo e água, instalação de abastecedouros comunitários, distribuição de adubo orgânico, destinação adequada de 440 toneladas de embalagens de agrotóxicos, elaboração de 3,7 mil projetos de controle ambiental de propriedades rurais, e a consolidação e mil famílias atualmente vivendo da agricultura orgânica.
Ao contrário do Fórum das Águas das Américas, reservado aos países convidados, a participação no 5º Encontro Cultivando Água Boa é aberta ao público em geral, com a realização de várias oficinas.
O programa é referência mundial na área de preservação ambiental. Segundo o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, ele foi a única experiência brasileira no setor elétrico selecionada para ser apresentada na Expo Zaragoza 2008, na Espanha, a maior feira mundial sobre água. (Fonte: Lúcia Nórcio/ Agência Brasil)
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.
Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,
....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....
COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!
E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br