Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de novembro de 2008

ÁGUA CONTAMINADA DOS RIOS E CÓRREGOS DEIXAM ÍNDIOS SEM ÁGUA POTÁVEL (MS)

Índios Bororos da Reserva de Dourados - MS reclamam da falta de água potável

"Índios bebem água suja"; Funasa rebate denúncias
Por: Jornal Dourados Agora - 26/11/2008 14:26


"Índios bebem água suja"; Funasa rebate denúncias

Indígenas da Aldeia Bororó, na Reserva de Dourados, voltam a reclamar da falta de água potável. As queixas são antigas e, durante diversas ocasiões, lideranças procuraram o site Douradosagora para denunciar o caso, que foi publicado na edição de hoje do O PROGRESSO, na página Dia-a-Dia 1.

Segundo a matéria, as centenas de famílias que residem na Aldeia Bororó acusam a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) de deixar os nativos sem água para beber. Em algumas casas, as torneiras estão secas há meses, inclusive nas residências localizadas na vizinhança da caixa d´água.

A saída, como sempre, é apelar para os córregos e lagos onde, via de regra, a água é barrenta, imprópria para o consumo. A falta de água nas torneiras de residências na Reserva Indígena de Dourados obriga mulheres e crianças a percorrerem mais de três quilômetros para conseguir água em córregos.

Em recente entrevista ao Dourados agora o líder guarani Tibúrcio Fernandes de Oliveira, 53 anos, do Conselho de Segurança da Aldeia Bororó, disse que a população indígena convive com vários problemas, mas que "a falta de água judia de todos eles". O guarani, que mora com a esposa na casa 693, é pai de 14 filhos e tem seis netos pequenos.
As crianças pequenas da Reserva de Dourados são as que mais sofrem com a falta de água potável

Ele lembra que, além do risco de beber água contaminada, o acesso aos córregos é um perigo para as crianças e adolescentes. Ele cita o caso de um menino de 11 anos, que em 2005 morreu afogado no córrego na Aldeia Bororó. Desapareceu quanto tentava pegar água para a mãe cozinhar. O menino estava em companhia de outros meninos, que tentaram em vão salvar a vida dele.

A Funasa iniciou, em 2001, a implantação da rede de distribuição de água na Reserva de Dourados. "Eles garantiram que com isto o problema da falta de água seria resolvido, para sempre", lembra o cacique Tibúrcio. Ele diz que, por conta da garantia da Funasa sobre a distribuição de água encanada, muitas famílias desativaram poços e ficaram "sem uma coisa nem outra".

O cacique-capitão guarani Renato de Souza também acionou a equipe do Dourados Agora, várias vezes nos últimos três anos, para mostrar que o sistema também não estava funcionando na Aldeia Jaguapiru. "Precisa de mais poços artesianos e, além disto, o bombeamento é fraco e água não chega nas casas. Muitas pessoas têm que andar muito para chegar em algumas minas, que estão na Reserva, para matar a sede. E, em geral a água é suja. Todo mundo aqui corre o risco de ficar doente", alerta o capitão Renato.


OUTRO LADO
Ontem, em entrevista ao O PROGRESSO, o chefe do Núcleo da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) em Dourados, Donizete de Araújo, disse que "não está faltando água há tanto tempo assim e não acredito que alguma residência esteja há dois meses sem receber água na torneira”, enfatizou. Ao ser informado que a reportagem esteve no local e entrevistou as famílias, Araújo admitiu a dificuldade de abastecimento, mas jogou a culpa sobre os próprios índios. “Isto acontece (a falta d’água) porque o desperdício de água é exagerado”, afirmou.
Ele garante, no entanto, que a Funasa está fazendo de tudo para acabar com o problema.

O chefe do Núcleo da Funasa afirma ainda que os quatros poços artesianos que existem dão uma vazão de 64 mil litros de água por hora e que seria suficiente para atender toda Reserva Indígena. “Os poços trabalham 24 horas sem parar e estamos licitando a perfuração de um quinto poço na Aldeia Jaguapiru para acabar de vez com o problema”, explica.
Fonte: www.msnoticias.com.br/Site Tratamento de água

Dourados luta pela recuperação de seus córregos - Veja Mais

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. da onde vcs pegaram a primeira foto,qual foi a fonte?

    ResponderExcluir
  2. Por favor, envie um e-mail com seu nome e endereço para nós: contato@sosriosdobrasil.org que informaremos o que pede.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br