Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de novembro de 2008

PROLIFERAÇÃO DE INSETOS NOS AGUAPÉS DA REPRESA BILLINGS (SP)

“O fumacê mata o mosquito, mas não o criadouro”, diz o chefe de gabinete da subprefeitura, Elmer Marques. Segundo ele, a infestação foi causada pelo crescimento de aguapés na Billings. Os insetos depositam seus ovos nas folhas.

Infestação de insetos atinge a Billings

Falta de equipamentos e dificuldade de combate a aguapés são causas

Mônica Cardoso - Estadão 22/11

O rosto de Isabela, de 7 meses, está cheio de marcas de picadas de pernilongos. “O inseticida elétrico não é suficiente”, diz a dona de casa Ivone dos Santos, moradora do Jardim Satélite, próximo da Represa Billings.
Nesta época do ano, o aumento da temperatura provoca a proliferação dos insetos, mas ela acha que a situação está pior.

Sua vizinha Magali Conde aplica o repelente em aerossol e fecha portas e janelas às 17 horas. “ Sei que não é saudável, até porque tenho rinite.” Para ela, um frasco de inseticida dura dois dias. À noite é pior: além das picadas, o zumbido não a deixa dormir. Ela já reclamou para a Subprefeitura de Capela do Socorro, que “prometeu o fumacê, mas ainda não veio”.

De outubro para cá, a subprefeitura recebeu mais de 480 reclamações sobre a infestação. Ela diz que intensificou a limpeza de córregos e aumentou o número de carros que pulverizam inseticida. Mas as medidas trazem alívio momentâneo.

“O fumacê mata o mosquito, mas não o criadouro”, diz o chefe de gabinete da subprefeitura, Elmer Marques. Segundo ele, a infestação foi causada pelo crescimento de aguapés na Billings. Os insetos depositam seus ovos nas folhas.

A subprefeitura não fez estudo para saber as razões do aumento da vegetação. Outra novidade é o aparecimento de outra espécie de mosquito, o Mansonia, que tem o dobro do tamanho do comum, o Culex, e cuja picada é mais ardida.

A Secretaria Municipal da Saúde disse, por meio de nota, que o Centro de Controle de Zoonoses desenvolve o Programa Municipal de Controle do Pernilongo nas áreas das Represas Billings e Guarapiranga. No caso de alta infestação, utiliza inseticidas. Para a regulação das larvas é usado inseticida biológico, por se tratar de área de manancial, e para a de insetos adultos, inseticida químico, respeitando uma distância mínima de 50 metros da água.

Há dois anos, a região do Rio Pinheiros era bastante afetada pela infestação de pernilongos. Uma parceria entre a Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) e a Subprefeitura de Pinheiros reduziu o problema. A Emae retirou a vegetação das margens do rio e a subprefeitura combateu as larvas com inseticidas. A presidente da Sociedade de Amigos do Alto de Pinheiros (Saap), Maria Inês Barreto, atesta que não tem recebido reclamações.

Para o diretor da Emae, Antonio Bolognesi, a tarefa é mais difícil na Billings, pois como os aguapés são plantas flutuantes, sua remoção é cara e difícil. “Além da quantidade imensa de aguapés, a Emae não dispõe de barcaças na Billings.”

Os aguapés atuam como filtros naturais da água, mas o aumento desenfreado indica poluição ambiental e pode estar associado ao esgoto depositado irregularmente na Billings. “É perigoso usar produtos químicos em áreas de mananciais, destinadas ao consumo público”, diz o professor do Departamento de Ecologia Marcelo Pompêo, da Universidade de São Paulo (USP). Segundo ele, estudos mostram que agrotóxicos permanecem no ambiente de 15 a 20 dias.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. O AGUAPÉ apresenta POTENCIALIDADE para SOLUCIONAR ou REDUZIR muitos problemas de POLUIÇÕES do Meio Ambiente, como, também, para SUBSTITUIR toda Produção Petrolífera do MUNDO e muito mais.

    Quanto as questões da Proliferação dos Mosquitos, entre outros seres vivos que possam causar problemas, cabe aos Pesquisadores do nosso BRASIL realizarem trablhos de PESQUISA para encontrar as SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS - isso não é um Grande Quebra-cabeça.

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br