Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de novembro de 2008

PRESIDENTE DO CONSELHO MUNDIAL DA ÁGUA ESTÁ NO BRASIL


Autoridades internacionais buscam soluções para garantir água para o futuro

Referências pan-americanas e mundiais participam do Fórum de Águas das Américas, de 23 a 25/11, em Foz do Iguaçu (PR)

Autoridades em recursos hídricos das Américas do Sul, do Norte, Central e do Caribe se reunirão em Foz do Iguaçu, entre 23 e 25/11, para o Fórum de Águas das Américas. O evento, promovido pelo Consórcio Regional das Américas (CRA), fará um diagnóstico da situação da política e gestão da água no continente e traçará propostas de políticas para o setor, adequadas para enfrentar o desafio do cenário atual de mudanças climáticas.

O Fórum de Águas das Américas contará com a presença de mais de 200 profissionais ligados à gestão e política de recursos hídricos do governo, sociedade civil organizada, universidade, setores usuários de água e a classe política tomadora de decisão. Todo este público avaliará o desenvolvimento e o progresso que os países do continente atingiram na última década em termos de políticas de água.

PRESIDENTE DO CONSELHO MUNDIAL DA ÁGUA ESTÁ NO BRASIL
Presidente Loïc Fauchon

Entre os participantes do evento estarão o presidente do Conselho Mundial da Água (CMA), Loïc Fauchon, que proferirá a palestra de abertura em 23/11, às 20h; o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado; e o ministro do Meio Ambiente da Turquia, Veysel Eroglu. Estas autoridades farão a sessão inaugural do evento em 24/11, às 8h30.

No próprio dia 24, entre 10h30 e 13h30, cada uma das sub-regiões presentes (Américas do Sul, do Norte, Central e Caribe) realizará sessões plenárias para debater documentos previamente elaborados nas próprias regiões e que se referem principalmente à gestão de recursos hídricos. No dia seguinte, haverá a apresentação e o debate do Documento Regional das Américas, que será levado para o Fórum Mundial das Águas 2009, em Istambul, Turquia. O documento técnico abordará a situação dos recursos hídricos e tratará da gestão da água no continente.

As discussões das sub-regiões também contribuirão para a Mensagem de Foz do Iguaçu, que será concluída em 25/11, a qual elencará as principais questões que os governos devem tratar no âmbito da gestão de recursos hídricos, segundo uma visão pan-americana.

Cultivando Água Boa

Organizado pela Itaipu Binacional, o V Encontro Cultivando Água Boa ocorrerá no mesmo local e simultaneamente ao Fórum de Águas das Américas. Guiado pelos temas “Pacto pela Vida Sustentável” e “Superando Divisores de Água”, o evento tem o objetivo de avaliar as práticas socioambientais promovidas pelo Cultivando Água Boa e parceiros dos 29 municípios da bacia hidrográfica do Paraná 3. Ao término das discussões, será firmado um pacto coletivo que comprometerá os participantes a realizar ações resultantes dos debates e traçará resultados a serem alcançados nos próximos anos.

Informações

O quê: Fórum de Águas das Américas e Cultivando Água Boa
Quando: 23 a 25/11
Onde: Hotel Rafain Palace & Convention Center – Av. Olímpio Rafagnin, 2357, Parque Imperatriz, Foz do Iguaçu-PR
Hotsite: www.ana.gov.br/arc

Assessoria de Comunicação Social da ANA:
(61) 2109-5103 / 5129
imprensa@ana.gov.br

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br