Pesca amadora era realizada no rio Araguaia.
Peixes estão em época de reprodução, e não podem ser capturados.
Iberê Thenório
Do Globo Amazônia, em São Paulo
O período de restrição à pesca em Mato Grosso não intimidou os pescadores amadores do rio Araguaia. Em fiscalização realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) do estado, 17 barcos de alumínio, uma lancha e 18 motores foram apreendidos de pessoas que realizavam pesca e caça ilegal na região.
Com os pescadores foram encontrados 84 quilos de peixes, três tartarugas tracajá e quatro jacarés. Todos os animais já estavam mortos.
Segundo Marcelo Messias Barbosa, analista de meio ambiente da Sema, as pessoas que tiveram seus bens apreendidos não eram pescadores profissionais. A maioria estava na região por lazer. “Encontramos pessoas de cidades mais afastadas, como Goiânia e Brasília”, explica.
saiba mais
Minc diz que Lula autorizou 3 mil vagas para fiscalização de crimes ambientais Começa período de restrição à pesca nos rios da Bacia Amazônica Ibama apreende peixes ornamentais no aeroporto de Belém Ibama muda regras para comércio de peixes ornamentais Oito são presos por extração ilegal de madeira em reserva no Pará
Piracema
A pesca está proibida nesta época do ano em todo o estado de Mato Grosso e em várias regiões do Brasil. As restrições se devem ao período de reprodução dos peixes, conhecido como “piracema”, em que os animais ficam mais vulneráveis. Nos rios fiscalizados pela Sema, apenas os ribeirinhos podem pescar, e a quantidade de peixe capturada não pode passar de três quilos por dia, por pessoa. Fonte: Globo Amazônia
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
o numero de ficais e muito pouco para o rio araguaia - go.
ResponderExcluirmuitos dos inflatores são da policia militar e polocia civil ou militares das forças armadas execito,marinha e aeronautica, sem falar nos politicos. As açoes devem ser mais duras contra os pescadores que praticam aratoes noturnos e que transpotam grande quantidade de peixes,(no caso os policiais em geral não tem os veiculos inspecionados, pois dão carteiradas o que não pode acontecer.
Os predadores, ñ são só os pescadores tem gente da Ambiental,fazendo caça predatória tbem,por isso acho,q,deve ser mandados p/ fiscalização pessoal de verdade do IBAMA,e ñ puxa saco,desse tipo! as vezes eles fazem isso só por diverção enquanto os moradores que vivem da pesca estão trabalhando pesado p/cuidar de suas familias como,os ribeirinhos q, sobrevivem da pesca;Então antes de mandar fiscais p/ rio fiscalizam eles primeiro!ok ...um abraço!
ResponderExcluir