Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de dezembro de 2008

Vale do Itajaí: crônica da omissão continuada


James Tavares-Secom/SC (wwf)

Cerca de 18 mil casas danificadas, 2.800 desabrigados

O movimento do vai-e-vem de helicópteros, comboios militares, ambulâncias e caminhões, a luta frenética de famílias inteiras contra a lama e entulhos que invadiram suas casas, os intermináveis congestionamentos, tudo contrasta com a paisagem bela e bucólica que acolheu os colonizadores alemães a partir de 1828 – seguidos pelos italianos.
Enchentes em Itajaí e os mesmos eventos registrados em diversas outras cidades da região, só que agravados por um extraordinário número de deslizamentos de terra – mais de uma centena de mortos – deixaram à mostra a vulnerabilidade do ambiente a eventos extremos como os registrados agora. E isto não é novidade: a primeira grande inundação na região foi relatada em 1880. A última, em 1983.A unanimidade encontrada hoje, em 2008, nos depoimentos de atuais políticos, gestores públicos e militantes ambientais é perturbadora: anos e anos de omissão dos poderes públicos na gestão ambiental.Todos apontam a ocupação urbana irregular das encostas dos morros e das margens dos rios, a destruição das matas ciliares como as causas principais do agravamento de um evento climático que, por si só, carregaria um poder de destruição arrasador.
Mais desconcertante ainda é saber que, conforme publicou hoje o jornalista escritor e historiador Ricardo Moreira de Mesquita, desde o século 19, sugestões já eram registradas por administradores para “combater” as enchentes.Igualmente desanimador é ouvir, pelas ruas, que 2008 será esquecido, como o foi 1983. A pergunta incômoda é: diante da possibilidade de que as mudanças climáticas provoquem eventos extremos como o este com mais e mais freqüência, o que faremos agora para, pelo menos, reduzir o número de mortes, danos e perdas no futuro? Afinal, foram necessários 25 anos para que 1983 fosse esquecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br