Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de dezembro de 2008

ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SOROCABA (SP) CORRE RISCO COM ATERROS APROVADOS


Conselho aprova aterro sanitário na região de Sorocaba/SP

Estadão Online - 19/12/08

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou o primeiro dos três projetos de instalação de aterros sanitários previstos para a região de Sorocaba. Em reunião realizada quarta-feira (17) os conselheiros aprovaram por 23 votos favoráveis a construção da Central de Gerenciamento Ambiental (CGA), um empreendimento particular, no município de Iperó. Houve quatro votos contrários e duas abstenções.

O órgão analisa outros dois projetos no município de Sorocaba. O mais antigo, proposto pela prefeitura, prevê a instalação de um aterro sanitário municipal no bairro de Ipatinga. A área fica a três quilômetros do local em que será construído o CGA de Iperó. Apesar da proximidade, um projeto não exclui o outro, segundo o Consema.

Moradores de George Oetterer opõem-se à construção do aterro de Ipatinga, alegando que pode contaminar poços usados para abastecimento. A prefeitura tem pressa na aprovação porque o atual aterro de Sorocaba, instalado em área densamente povoada, está praticamente esgotado. A cidade produz 400 toneladas de lixo doméstico por dia.

A municipalidade não exclui a possibilidade de enviar o lixo para o aterro de Iperó, que tem capacidade para mil toneladas diárias, embora considere importante ter seu próprio aterro.

O terceiro projeto, previsto para o bairro de Brigadeiro Tobias, também é particular e está em fase inicial. A área é considerada crítica por ser formadora de mananciais e produtora de água mineral. Há ainda núcleos residenciais próximos. O aterro de Iperó vai receber o lixo de outras cidades da região.

Na aprovação do projeto os conselheiros levaram em conta a ocupação, pelo empreendimento, de uma área já degradada. O local, com 629 mil metros quadrados, era uma antiga mineração de argila. A empresa Proactiva Meio Ambiente, responsável pelo empreendimento, comprometeu-se a assumir o passivo ambiental e a investir R$ 300 mil em projetos ambientais da Flona de Iperó. Deverá, ainda, desenvolver projetos de reciclagem nos municípios do entorno. (Fontes: José Maria Tomazela/ Estadão Online/Ambiente Brasil)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br