Obra em Sorocaba põe em risco área de manancial
José Maria Tomazela, Estadão - 12/12/2008
As obras de ampliação do aterro sanitário de Sorocaba, a 92 km de São Paulo, colocam em risco uma área de manancial situada no entorno. Grande quantidade de terra, misturada com entulho e lixo, está sendo despejada na margem direita do córrego conhecido como Ribeirão dos Cavalos, ao lado do aterro. Moradores apontam o risco de soterramento do manancial que deságua no Rio Sorocaba.
De acordo com o chacareiro José Severino, de 75 anos, como as águas já estão poluídas por esgotos, os moradores queriam a canalização do córrego. "Na primeira chuva, esse monte de terra e lixo vai para dentro do riozinho", disse. Juntamente com a terra há sofás e pneus velhos.
A Secretaria de Obras e Infra-Estrutura Urbana (Seobe) de Sorocaba informou que as obras são realizadas no depósito de solo da prefeitura, em área que fica ao lado do aterro sanitário atual. De acordo com a secretaria, as obras de compactação do material que lá está visam justamente a evitar danos com chuvas fortes, como o assoreamento do córrego que passa ao lado do terreno.
O aterro sanitário está com a capacidade esgotada e a ampliação foi autorizada em caráter emergencial pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).
A prefeitura pretende instalar um novo aterro no bairro Ipatinga, na divisa com Iperó, mas o projeto recebeu pareceres contrários do Comitê de Bacias Hidrográficas e do Instituto Chico Mendes, por estar na zona de amortecimento da Floresta Nacional de Ipanema.
O Rio da Minha Terra
A Travessia do Rio Sorocaba
Há cerca de vinte anos atrás, um senhor de nome Manuel, que na época era comissário distrital de escoteiros, deu uma palestra contando como ele, alguns amigos e um repórter desceram de canoa o rio Sorocaba, daqui de Sorocaba até sua foz, em Laranjal Paulista.
Fiquei hipnotizado. Por anos sonhava com a oportunidade de descer este rio que me viu nascer e crescer. O rio que dá o nome a minha terra, que de tão maltratado em anos passados, teve uma segunda chance, com o tratamento do esgoto doméstico que invadia sem escrúpulos suas águas.
Nada melhor do que, descendo o rio e verificando a gente mesmo, se está dando resultado e se o rio está se recuperando.
Quando soube que tinha uma turma que pensava da mesma maneira, corri juntar-me a eles e este é o resultado da nossa aventura: a redescoberta do rio da minha terra.
Fatos sobre o rio
Oficialmente, o Rio Sorocaba não tem nascente, têm confluência, que é quando dois rios ( no caso o Sorocamirim e o Sorocabuçu ) se encontram e formam um novo rio.
Banha as cidades de Ibiúna, Piedade, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cesário Lange, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.
Sua extensão é de quase 250 Km, contados a partir da confluência em Ibiúna até a foz, em Laranjal Paulista.
Faz parte da bacia do Sorocaba e Médio Tietê.
Tem cachoeiras no trecho da Serra de São Francisco, em Votorantim, e corredeiras nas cidades de Cerquilho e Jumirim
Em Cerquilho, recebe todo mês de maio, uma etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem.
O Caturro Navegantes é um grupo formado em Sorocaba por pessoas das mais diferentes áreas, mas com um objetivo em comum: percorrer o rio Sorocaba. - Leia Mais
INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!
Parabéns pelo trabalho! Muitas vezes as pessoas não dão o real valor que vocês merecem, mas o trabalho de vocês é mais essencial do que imaginam
ResponderExcluirObrigado pela mensagem de incentivo,
ResponderExcluirSão tão poucas que quando recebemos alguma ficamos muito sensibilizados.
Mande-nos um e-mail para contato@sosriosdobrasil.org e identifique-se, informe sobre o rio de sua cidade e sua disposição de nos ajudar nessa luta.
Obrigado mesmo, pela mensagem
fiquei feliz por ter o rio Sorocaba recuperado ...espero que continue assim sempre !!!PARABÈNS QUE DEUS OS ABENÇÕE MUITOOOOO...
ResponderExcluirparabéns pela iniciativa;pois costumo pescar neste rio em Jumirim.fico feliz que tem alguém preocupado,vamos incentivar e conscientizar.
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa, fico feliz em saber que existe alguém preocupado, vamos conscientizar e incentivar a preservação!
ResponderExcluir