Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

8 de dezembro de 2008

PROJETO DE OLHO NOS MANANCIAIS DO ISA É O VENCEDOR DO PRÊMIO ANA /ONGs

Campanha de Olho nos Mananciais do ISA ganha prêmio da Agência Nacional de Águas (ANA)


05/12/2008 ISA

A campanha venceu na categoria organização não-governamental e a premiação aconteceu nesta quinta-feira (4/12) em Brasília, no auditório da Caixa Cultural. O Prêmio ANA se consolida como referência na promoção da conservação e uso racional da água no país e valoriza iniciativas desenvolvidas em diferentes áreas do Brasil.

Criado em 2005 com o objetivo de reconhecer iniciativas originais e de excelência que contribuam na busca de soluções para a conservação e o uso sustentável das águas do Brasil, o Prêmio ANA – Agência Nacional de Águas - recebeu este ano 272 inscrições, em seis categorias: governo, empresas, organismos de bacia, Academia, organizações não-governamentais e imprensa. O ISA ficou entre os três finalistas da categoria organizações não-governamentais e foi vencedor por sua Campanha De olho nos mananciais, em curso desde o final de 2007 na Região Metropolitana de São Paulo.

A Campanha tem como objetivo informar a população de São Paulo sobre a situação de suas fontes de água e mobilizar para o uso inteligente desse importante e escasso recurso. As ações da campanha estão voltadas à promoção de uma agenda positiva e de responsabilidade socioambiental compartilhada para reverter esse quadro.

Os trabalhos inscritos no Prêmio ANA 2008 foram julgados por uma comissão composta por pessoas de notório saber e conhecimento em recursos hídricos que escolheram 18 finalistas (três em cada categoria) com base em critérios como efetividade; impacto social, cultural e ambiental; potencial de difusão, adesão e participação social; e originalidade. (veja no final do texto a relação dos premiados)

Breve histórico da Campanha

Para o ISA, esse prêmio é um importante reconhecimento de mais de dez anos de trabalho com as áreas de mananciais com diversos parceiros como o Fórum em Defesa da Vida e Contra Violência do Jardim Angela, SOS Guarapiranga, Espaço – Formação Assessoria e Documentação e Vitae Civilis, entre outros. Para a sua realização, a Campanha contou com importantes apoios, como o da modelo Gisele Bundchen e Grendene, Prefeitura de São Paulo/Secretaria do Verde e Meio Ambiente e Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) no âmbito do projeto Ambientes Verdes e Saudáveis, AES Eletropaulo, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Fehidro.
A modelo internacional Gisele Bundchen apoia a campanha "De Olho nos Manaciais'

Entre as principais ações realizadas pela Campanha está a Expedição Fotográfica De Olho nos Mananciais, realizada em junho de 2008, em parceria com o Estúdio Madalena, e que contou com a participação de mais de duas mil pessoas e resultou no maior acervo fotográfico já produzido sobre a região de mananciais de São Paulo. Outra importante ação, foi a terceira edição do Abraço na Guarapiranga, evento anual de carinho e protesto pela situação das fontes de água de São Paulo, envolvendo mais de 40 organizações da região, clubes, velejadores e moradores dos mananciais. (saiba mais).

Futuro incerto

Apesar do grande êxito e mobilização na cidade de São Paulo, o futuro da Campanha é incerto. Um dos importantes apoios para 2009, projeto aprovado, negociado e com contrato assinado pelo ISA junto ao Programa Petrobras Ambiental, não foi ainda assinado pela estatal e encontra-se suspenso em função de revisão de custos da empresa por conta da crise financeira. Entre as ações que ficariam comprometidas por uma decisão negativa da estatal, está a Exposição Fotográfica de Olho nos Mananciais, que apresentaria aos moradores de São Paulo as mais de 2.500 fotos resultantes da expedição realizada em junho. A quarta Edição do Abraço na Guarapiranga, que vem se consolidando como um importante evento ambiental na cidade de São Paulo, também seria seriamente comprometida.

A despeito do apoio da Petrobras, o ISA pretende continuar seus esforços para manter a Campanha de Olho nos Mananciais por acreditar que trata-se de importante ação para a população de São Paulo e sustentabilidade da maior metrópole do país.

Veja quem são os vencedores da edição 2008 do Prêmio ANA

Academia:

Construção de uma linhagem bacteriana apta para biorremediação de efluentes contaminados por metais pesados

Universidade de São Paulo (USP)

Empresa:

Empresa Gestão de Recursos Hídricos na Jalles Machado S/A

Jalles Machado S/A

Goianésia (GO)

Governo:


Um modelo de Gestão de Abastecimento de Água para Comunidades Rurais

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Natal (RN)

Imprensa:


Trilogia: Mares, Desertos e Chuvas do Sertão

Jornal O Povo

Fortaleza (CE)

ONG:


De Olho nos Mananciais

Instituto Socioambiental

São Paulo (SP)

Organismos de Bacia:


Projeto de Educação Ambiental Pingo d’água

Consórcio para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati)

Londrina (PR)

Para saber mais sobre o prêmio, acesse aqui.

Para saber mais sobre a campanha do ISA clique aqui.

ISA, Instituto Socioambiental.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br