Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de dezembro de 2008

CIENTISTAS REPRODUZEM VIDRO QUE REPELE ÁGUA COM EFICIÊNCIA - "VIDRO AUTOLIMPANTE"

Vidro autolimpante - Produzido com propriedades de autolimpeza, o vidro BioClean combate de forma eficiente as partículas de sujeira acumuladas sobre sua face exterior

Cientistas criam estrutura base para 'vidro autolimpante'

Cientistas franceses conseguiram reproduzir a microestrutura de asas de borboletas ou de folhas de lótus - ambas capazes de repelir água com eficiência - para criar um filme que pode ser a base de vidros "autolimpantes".

A pesquisa foi descrita em reportagem publicada na edição desta semana da revista New Scientist.

A grande quantidade de protuberâncias na superfície das folhas de lótus e a estrutura parecida a um biscoito do tipo waffle nas asas de borboletas dificultam o espalhamento das gotas d'água.

Sem se espalhar ou ser absorvidas, essas gotas acabam simplesmente caindo das superfícies, levando com elas a sujeira que encontram.

Técnica barata - Para reproduzir esse efeito, os cientistas do Centro Nacional Francês para Pesquisas Científicas, em Aubervilliers, criaram uma técnica rápida e barata em que despejam um polímero líquido de silicone sobre uma asa de borboleta ou sobre uma folha de lótus.

Após a secagem, esse polímero sólido pode ser descolado da superfície e usado como um molde para a fabricação de um filme feito de metil-trietoxisilano, um agente usado na fabricação de vidro e que pode ser transformado em gel ao ser agitado.

O resultado é um filme ultrafino, de 900 nanômetros de espessura, que pode ser colocado sobre o vidro para recriar a superfície repelente a água.

Segundo os pesquisadores, a nova técnica pode substituir outros métodos já existentes para criar superfícies semelhantes, mas cuja fabricação era cara e complicada. (Fonte: Estadão Online/Ambiente Brasil)


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br