Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de dezembro de 2008

SOLO DE STA CATARINA: EQUIVALENTE A MIL LITROS POR METRO QUADRADO


Solo encharcado em SC pode demorar 6 meses para estabilizar

O terreno que recebeu o maior recorde de chuva, o equivalente a mil litros de água por metro quadrado no mês de novembro vai demorar pelo menos seis meses para se estabilizar. Enquanto isso, o solo permanecerá instável e sujeito a novos deslizamentos devido ao maior ciclo de chuva que já caiu sobre a região do Vale do Itajaí, a mais atingida pela enchente em Santa Catarina, onde oficialmente 117 pessoas morreram - 98% vítimas de deslizamentos.

Estas ocorrências foram decorrentes do saturamento de água numa parte do subsolo, ou seja, na camada argilosa, conforme relata Luiz Fernando Scheib, coordenador do laboratório de análises ambientais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Normalmente a água chega neste nível e flui para um nível inferior em condições normais de chuva. Com a intensidade pluviométrica, ouve um encharcamento generalizado da camada argilosa diminuindo a capacidade de absorção. "A intensidade da chuva foi tão grande que esta camada chegou no limite de sua liquidez. Deixou se exercer um papel predominante no processo de absorção", disse o geólogo.

Conforme Scheib, um novo planejamento de ocupação terá que ser executado considerando, entre os fatores, as anomalias e transformações contraídas pelo solo decorrentes dos milhares de deslizamentos. "Seria vital que os governantes levassem em consideração estas transformações. A geologia nestes terrenos sofreu muitas transformações", alerta. Ele cita como exemplo o município de Blumenau. Na parte sul da cidade, o solo, segundo análise geológica, é formado por uma seqüência de sedimentos vulcânicos e grande parte por material argiloso e arenoso, com maior possibilidade de erosão e sujeito a deslizamentos.

Não há registro de um novembro tão chuvoso nas regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e litoral norte como observado em 2008, quando diversos recordes históricos foram quebrados. Em Blumenau e Joinville, os totais do mês ficaram em torno de 1.000 milímetros, para uma média climatológica mensal de aproximadamente 150 milímetros. O registro é da estação meteorológica da Epagri/FURB localizada em Blumenau, registrou do dia 1º até o dia 30 um total de 1.002 milímetros, sendo que o recorde anterior obtido nesta estação era de 167,2 milímetros, e pela estação da Agência Nacional de Águas (ANA) era de 281,8 milímetros, registrados em 2006 e 1961, respectivamente. (Fonte: Júlio Castro/ Estadão Online)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br