Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

6 de dezembro de 2008

POLUIDORA DO RIO PARAÍBA DO SUL AMEAÇA ACIDENTE AMBIENTAL MAIOR AINDA























ASSUNTO PREOCUPANTE E MUITO GRAVE:

Interdição da Servatis traz riscos para o meio ambiente

Taí a pedra que os Gestores em Meio Ambiente já haviam cantado...
Parada, fábrica pode causar um acidente ambiental de proporções muito
maiores que o vazamento de endosulfano

Resende - RJ

A Feema está avaliando o relatório da auditoria externa, contratada pela Servatis, com supervisão da Feema, para analisar as instalações, os processos de produção e os riscos ambientais da fábrica.

O objetivo, segundo o presidente da empresa, Ulrich Meier, é permitir que a unidade volte a operar o mais rápido possível. Essa medida vai evitar o risco de um acidente ambiental de proporções muito maiores do que o acontecido no dia 18 de novembro, quando um vazamento de endosulfan causou mortandade de peixes nos rios Pirapetininga e Paraíba do Sul.

O risco agora seria haver mortes de seres humanos, além de peixes.
- Se a empresa continuar interditada, sem condições de operar, a energia pode acabar cortada por falta de pagamento, e isso vai deixar milhares de litros de produtos usados como matéria-prima sem a proteção necessária.

Existe um sistema de injeção de nitrogênio nos tanques de produtos que depende de energia elétrica. Esse nitrogênio é usado para expulsar o oxigênio dos tanques e evita o risco de um incêndio de proporções catastróficas.

Existe também uma estação de tratamento de efluentes que depende de um sistema elétrico de aeração para evitar que produtos perigosos cheguem à atmosfera e aos rios Pirapetininga e Paraíba do Sul afirmou o diretor Comercial e Industrial da empresa, Uataul Teixeira.

A empresa está interditada desde o dia 21 de novembro, por ordem da secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos. Ontem, uma reunião em andamento na Feema analisava o relatório da auditoria ambiental e, a qualquer momento, uma decisão do órgão ambiental que foi alertado dos riscos da paralisação da fábrica pode terminar com a interdição do estabelecimento.
No momento, o sistema de incineração de resíduos da Servatis está em funcionamento. O incinerador é o maior da América Latina, e a Feema autorizou que ele continuasse funcionando para evitar que toneladas de resíduos perigosos ficassem sem um destino seguro.

Interdição inflaciona custos do agronegócio

De acordo com Ulrich Meier, além de garantir os cerca de 650 empregos diretos e indiretos gerados para a região, o funcionamento da Servatis é importante para evitar uma alta nos custos dos alimentos. Isso porque a empresa presta serviços a importantes marcas de defensivos agrícolas, fertilizantes e outros produtos voltados para o agronegócio.
- Em alguns casos, a falta dos serviços da Servatis fez com que os produtos até triplicassem de preço. Isso vai pressionar os custos do agronegócio e pode provocar uma alta nos preços dos alimentos afirmou o presidente da Servatis.

Empresa tem segurança em nível internacional

Os sistemas de proteção contra acidentes ambientais da Servatis seguem padrões internacionais de qualidade, com três níveis de redundância organização em que um sistema substitui outro, em caso de falha.

A empresa tem as certificações ISO 9000 e ISO 14000.
- O acidente que provocou o vazamento de endosulfan foi causado justamente pela parte onde há menos tecnologia: um dique de contenção antigo, com uma válvula que não deveria nem estar lá,
quanto mais estar aberta. Já providenciamos a eliminação desse problema, e temos certeza de que podemos ser muito mais benéficos para o meio ambiente com a empresa funcionando do que com ela parada, concluiu Uataul.

Fonte: Diário do Vale
Postado no Fórum Ambientalistas Sul Fluminense por:
Anderson Santiago
Phone.: 24 3358-5202
Mobile: 24 8127-2779

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

4 comentários:

  1. Nossa q loucura isso, um tremendo risco, espero q resolvam o problema antes q os danos fiquem mais graves!!!!

    ResponderExcluir
  2. Só agora depois dessa catastrofe foi observado que ali havia menos tecnologia.Que a válvula estava aberta. Têm que punir o responsável por isso.

    ResponderExcluir
  3. Eu vi un Dvd que gravaram as margens do Rio Paraiba do Sul, não mais vida aquáica nesse lugar.

    ResponderExcluir
  4. Onde está a fiscalização semestral das ISOS? como uma empresa nesta situação ainda possui as ISOS, fica difícil acreditar que algo realmente possa está sendo feito neste país com intenção de melhoria e respeito ao meio ambiente

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br